Um dos serviços que conquistam diariamente mais cariocas e que já é parte da paisagem e da rotina da cidade é o Bike Rio, sistema de bicicletas compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco e realizado pela Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina. A empresa anunciou o início do processo de expansão do projeto que contempla 50 novas estações distribuídas pelo Rio de Janeiro até o segundo semestre deste ano.
A primeira fase começou em esta semana, com 14 estações implantadas, entre elas a primeira no bairro do Grajaú, na rua Marechal Jofre, próxima ao grupamento dos Bombeiros, que acaba de receber 15 bicicletas.
"O morador do Grajaú sempre questionou porque um bairro com características tão adequadas ao uso das bikes não estava entre os contemplados pelo projeto. Ter as estações aqui era um desejo enorme, solicitado por diversas frentes, inúmeras vezes. Estávamos ansiosos para ter as bikes no bairro, certos de que beneficiarão muito a locomoção dos moradores, além de proporcionar melhor qualidade de vida e estimular a prática esportiva", afirmou o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe, que em uma das primeiras ações de sua gestão formalizou o pedido, atendendo à Associação de Moradores do Grajaú.
O bairro receberá ainda três outras estações, com aproximadamente 10 bicicletas cada, nas praças Edmundo Rego, Malvino Reis e Professor Francisco D'Aurea, próximo ao n° 117 da rua Uberaba, que serão instalados até o final de maio.
Bike Rio da rua Marechal Jofre, Grajaú. Foto: Divulgação
“Estamos expandindo o Bike Rio para bairros novos, inclusive, na zona norte, como São Cristóvão, Andaraí, Grajaú e Catumbi. Em estudos que fizemos, concluímos que são localizações importantes para complementar a mobilidade urbana na região. São Cristóvão, por exemplo, abriga grande concentração de trabalhadores e residências, além de atender a integração com transporte público”, explica Marcella Bordallo, gerente regional da Tembici.
As "laranjinhas" vêm contribuindo, desde 2011, com o trânsito da cidade e para melhores condições de deslocamento das pessoas, levando o Rio de Janeiro para o caminho das cidades inteligentes. “O Bike Rio registrou, no último ano, que 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que só comprova que cada vez mais pessoas estão utilizando a bike como meio de transporte. Além de contribuir com o afastamento social durante a pandemia, é um modal sustentável, econômico e prático. De abril de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de mais de 500% de novos usuários”, complementa Bordallo.
Impacto ambiental
A maior adesão de bikes impacta significativamente o planeta. Somente em 2020, no Rio, mais de 2 mil toneladas de CO² foram economizadas, sendo que, a cada tonelada emitida, é necessário o plantio de 7,14 árvores para que a Terra não sofra os danos causados por esta emissão. Ao longo do ano, foram mais de 30 milhões de quilômetros percorridos, distância suficiente para dar 750 voltas na Terra.
“Expandir as estações nesse momento e fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte seguro e individual torna o projeto ainda mais importante e grandioso. O Bike Rio já faz parte do dia a dia dos cariocas e a abertura de 50 novas estações só comprova o sucesso dessa iniciativa", comenta Eduardo Paes, Prefeito da cidade do Rio de Janeiro
Inovações no Bike Rio
No final de setembro, a Tembici e o Itaú anunciaram o lançamento do primeiro projeto latino-americano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas. O projeto já registrou mais de 4 mil viagens.
A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos, com menos tempo e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala. Também por esta razão, ela permite a muitas pessoas, que antes combinavam diferentes modais em seus trajetos, usar agora apenas a bike para se locomover, resultando também em economia financeira. São ao todo mais de 500 e-bikes espalhadas pelas estações já existentes na capital carioca.
Em fevereiro, a Tembici divulgou a implementação de uma nova funcionalidade no Bike Itaú: a liberação de todas as bicicletas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento. A novidade já representa 42% dos desbloqueios sendo feitos pela função, que está disponível nas plataformas Android e iOS.
Higienização e cuidados com os usuários e cidade
Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.