Há cerca de um ano, onze mulheres transformaram uma garagem em mercado solidário na comunidade Parada São Jorge, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
O projeto surgiu no início da pandemia da Covid-19, em 2020, como forma de ajudar as famílias de baixa renda da comunidade. Inaugurado em abril do ano passado, o mercadinho atendia mais de 600 pessoas todos os meses.
Em fevereiro deste ano, a "crise" chegou ao mercado solidário, que era mantido por doações. Suas portas tiveram que ser fechadas devido à dificuldade em arrecadar doações.
Foto: Divulgação
Letícia da Hora, uma das responsáveis pelo coletivo Mulheres da Parada e esposa do ator Leandro Firmino, conhecido como "Zé Pequeno" do filme "Cidade de Deus", relata as dificuldades. "Mesmo com o anúncio do fechamento, os pedidos de ajuda para as famílias necessitadas não pararam de chegar. Esses pedidos são consequência da taxa de desemprego, os preços dos alimentos, que estão lá no alto, do fim do auxílio emergencial e a ampliação das medidas de isolamento social. Tendo em vista todas essas questões, não conseguimos ficar paradas. Nós decidimos, mais uma vez, entrar na luta para garantir que a nossa comunidade não tenha que escolher entre morrer de Covid-19 ou passar fome", diz Letícia.
Foto: Divulgação
Nessa nova etapa de reabertura do mercado solidário, que tem previsão de abrir no próximo mês, o projeto espera arrecadar alimentos, máscaras de proteção, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza para atender, no mínimo, a 150 famílias cadastradas.
Serviço:
Contato para Doações: 21 97282-4698 (Pix)
E-mail [email protected]
Picpay
@mulheresdaparada
Conta corrente
Caixa Econômica Federal
Agência: 0174
Conta corrente:18563-8
Op: 013