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IPO de empresas de Saúde quer levantar R$ 13 bi

Fusão no segmento de planos de saúde turbina iniciativa

Por Portal Eu, Rio! em 02/04/2021 às 12:16:58

Uma das estrelas do setor, Dasa realiza Re-IPO. (Foto: Divulgação)

E quem disse que Saúde também não é um bom negócio? Que o digam as cinco empresas do setor, que acabam de lançar ofertas iniciais de ações – IPO, em inglês – já agendadas para este mês. São elas, a Dasa (companhia de medicina diagnóstica); Matter Dei e Hospital Care (redes de hospitais), mais as fornecedoras de medicamentos, Blau Farmacêutica, e de produtos variados, CM Hospitalar (Viveo).

Na mira das companhias, a iniciativa pretende levantar, junto aos investidores, recursos estimados em R$ 13 bilhões, já considerando o intervalo médio de preços sugeridos. Segundo especialistas, exceto a Dasa – já listada e que fará operação conhecida como Re-IPO – as demais têm valor de mercado entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões.

A transação ocorre num momento marcado pela fusão entre empresas desse segmento no mercado de capitais nacional, a exemplo das integradas Hapvida e Grupo NotreDame Intermédica que oferecem, em comum, planos de saúde cujos serviços são prestados em rede própria de hospitais e laboratórios. Consideradas ‘geograficamente complementares’, as empresas – responsáveis por 20% do mercado brasileiro de planos de saúde, o equivalente a 45 milhões de clientes – somariam hoje mais de R$ 105 bilhões, em valor de mercado. A despeito do crescimento pífio verificado na última década, a percepção dominante nas corporações é de que há ‘potencial’ para expansão, nos próximos anos. Avaliada em R$ 120 bilhões, a Rede D’Or São Luiz é considerada a maior empresa estreante na bolsa, da área de saúde. Controlada pela família Moll, a empresa dispõe hoje de 3% do mercado.

Um dos gestores do segmento, que preferiu não se identificar, assinala que “o setor atravessa várias mudanças, o que aponta espaço para consolidação, marcado pelo surgimento de novos modelos, voltados à redução de custo, para estimular esse crescimento”. O ramo de saúde também foi responsável pelo IPO da maior empresa a estrear na bolsa, a Rede D’Or São Luiz, avaliada em cerca de R$ 120 bilhões, em dezembro de 2020. Controlada pela família Moll, a companhia tem 3% do mercado.

Na verdade, as estreias corporativas são uma espécie de teste do ‘apetite’ do investidor para o setor em abril. Sinal nessa direção foi dado, recentemente, pelos bancos de investimentos, que decidiram abrir uma segunda janela de ofertas no ano nesse segmento, cuja lucratividade – ironias à parte – turbinou os negócios e cujo volume e porte já superam aqueles observados no início do ano.

Esse movimento, no entanto, vem se acentuando desde 2019 até hoje, quando acumula saldo de novas IPOs por parte de 49 novas companhias com ingresso na bolsa, em contraponto ao momento difícil da B3, no que toca a empresas listadas. Com a entrada das ‘novatas’ – que agregam mais R$ 350 bilhões ao mercado ou 7% do total – são agora 363 sociedades com ações negociadas no pregão brasileiro, perfazendo um valor global de R$ 5,150 trilhões. Somente a Rede D’Or e CSN Mineração possuem valor de mercado avaliado em mais de R$ 170 bilhões desse total — 50% das estreantes.

Revolução à vista?

À medida que as empresas digitais aumentam de tamanho e se valorizam, a tendência é de alterar o perfil da bolsa brasileira. Basta observar que, das 82 ações que compõem a carteira, 40 delas correspondem a empresas que listaram ações, a partir da revitalização do mercado de capitais em 2004, quando da oferta feita pela Natura, do ramo de beleza.

Diante de conglomerados como a Vale – que ostenta uma capitalização de R$ 500 bilhões e peso de 13% no índice – ou a Petrobras, avaliada em R$ 310 bilhões e peso de 9%, não é fácil conquistar espaço no mercado de capitais. Além das ‘blue chips’ mencionadas, há, também, os pesos-pesados Itaú, Bradesco, a própria B3, além da Ambev que, juntos, corresponderiam atualmente a mais de 35% do Ibovespa.

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