TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cantor Agnaldo Timóteo morre de Covid-19 no Rio

Artista era motorista da cantora Ângela Maria quando foi descoberto para os palcos

Por Portal Eu, Rio! em 03/04/2021 às 16:04:00

Agnaldo Timóteo. Foto: Agência Brasil


Reprodução YouTube

O cantor Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e morreu neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos. A última apresentação do artista foi na Live "Superação e Fé", no Santuário Cristo Redentor, no Rio. Segundo a família, ele já havia tomado a primeira dose da vacina contra a doença.

Agnaldo estava internado desde 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio.

No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para "ser tratado de forma mais segura" contra a doença.

"É com imenso pesar que comunicamos o FALECIMENTO do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha", disse a família, em nota.


Foto: Reprodução Instagram

Repercussão

A cantora Alcione, grande amiga de Timóteo, falou sobre a morte do artista. "O Brasil se despede de uma de suas maiores vozes de todos os tempos. Eu me despeço de um grande amigo, cujo coração era maior do que ele. Descanse em paz, Agnaldo Timóteo, na certeza que sua obra é eterna", disse a Marrom.


Foto: Divulgação

Outros famosos lamentaram a perda artística. A apresentadora Sonia Abrão publico uma foto com o artista em suas redes sociais e escreveu: "Perdi meu amigo de tantas luas!". Já a atriz Patrícia Pilar usou o Twitter para se pronunciar: "Que tristeza... Meu carinho aos familiares, amigos e fãs".

O cantor Wesley Safadão também se solidarizou com a perda de uma das maiores vozes da música brasileira. "Descanse em paz Agnaldo Timóteo, meus sentimentos aos familiares e fãs!", escreveu. Netinho, por sua vez, mencionou polêmicas do passado do artista e aproveitou para elogiar Agnaldo: "Sempre o achei polêmico, mas em matéria de canto ele sempre foi acima da média".

Carreira

O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Agnaldo Timóteo Pereira, mais conhecido como Agnaldo Timóteo, nasceu em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 16 de outubro de 1936.

Apaixonado por música desde cedo, se apresentava em circos itinerantes que chegavam à cidade.

Timóteo passou a cantar em programas de calouro em rádios de Caratinga, Governador Valadares e Belo Horizonte. Ele conciliava as apresentações com o trabalho de torneiro mecânico. Em Minas, interpretava canções de Cauby Peixoto e ficou conhecido como “Cauby mineiro”.

Na década de 1960, se mudou para o Rio de Janeiro atrás de oportunidades na música e começou a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria.

Timóteo gravou seu primeiro disco após indicação da cantora em 1961, mas demorou a estourar.


Foto: Arquivo Pessoal

A projeção veio após participação no programa de Jair de Taumaturgo na TV Rio, quando ganhou todos os prêmios do programa e foi contratado pela gravadora EMI-Odeon.

Com o LP "Surge um Astro", emplacou o hit "Mamãe" (versão de "La Mamma", de Charles Aznavour) e passou a participar do programa “Jovem Guarda”. O início da carreira foi todo focado em versões de sucessos internacionais.

Com o álbum “Obrigado Querida”, lançado em 1967, alcançou o primeiro lugar nas gravadoras do país e seu primeiro grande hit foi “Meu grito”, canção de Roberto Carlos.

A partir de então, se consolida como cantor romântico e lança outros sucessos como “Ave-Maria”, “Verdes campos” e “A galeria do amor”. Agnaldo Timóteo gravou mais de 50 discos, alternando entre o romântico e o brega.


Foto: Reprodução Instagram

Polêmico

Polêmico, Agnaldo Timóteo deu várias declarações controversas na mídia envolvendo política e sexualidade. Em 2011, no programa "SuperPop", da Rede TV!, se irritou ao ouvir rumores de que era gay: "Completamente equivocado. Quem conhece, sabe que não. Nem assumido, nem desassumido, sou Agnaldo Timóteo".

Deste então, o cantor seguiu fazendo shows por todo o país. Sua última apresentação estava agendada para Santa Rita de Cássia (Bahia), mas ele teve que cancelar o show quando sentiu os primeiros sintomas do coronavírus.

Político

Timóteo iniciou sua atuação como político em 1982, quando foi eleito deputado federal no Rio de Janeiro pelo PDT.

Durante o mandato, brigou com Leonel Brizola e transferiu-se para o extinto PDS.

Candidatou-se ao governo do Estado em 1986, mas foi derrotado por Moreira Franco.

Foi reeleito deputado federal em 1994, e renunciou dois anos depois para assumir como vereador na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2005, assumiu como vereador em São Paulo pelo Partido Progressista, e foi reeleito em 2008.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.