O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em sua conta no Twitter que assinou decreto nesta segunda-feira (5) que desapropria o antigo Campus da Universidade Gama Filho, na Rua Manoel Vitorino, no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio.
“Acabei de assinar um decreto desapropriando o Campus da antiga Universidade Gama Filho na Piedade. Nossa idéia é fazer ali uma parceria com a FecomercioRJ para viabilizarmos um grande centro de ensino e conhecimento”, escreveu Paes.
A Universidade Gama Filho foi desativada em 2014 pelo Ministério da Educação. O prédio estava sendo usado para armazenar documentos e certificados de estudantes. Em junho de 2018, o MEC autorizou a transferência dos arquivos para outra unidade e, posteriormente, liberá-los para os ex-alunos.
Porém, o abandono do prédio provoca deterioração da região, com estabelecimentos comerciais fechando suas portas. Em 2020, um incêndio atingiu o espaço.
Desde 2014, quando a UGF fechou por conta da má gestão, os moradores de Piedade pedem uma solução para o campus. O deputado Estadual Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, já realizou reunião com a comunidade sobre o assunto.
“Desde que cheguei à ALERJ, tenho lutado para reverter esse quadro de abandono e criar condições para que o espaço reabra como um polo universitário, técnico e tecnológico. Acho muito positiva a ação do prefeito Eduardo Paes. Logo que ele assumiu a Prefeitura, liguei para ele para explicar a situação do prédio da Gama Filho“, disse.