TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cedae desligará o Guandu para instalar bomba contra a Geosmina

Pode faltar água em municípios da Região Metropolitana nesta quarta-feira.

Por Portal Eu, Rio! em 06/04/2021 às 10:56:28

O complexo de tratamento ficará ao menos 12 horas parado para que uma bomba seja instalada na lagoa de captação.Divulgação

A Cedae informou que a Estação de Tratamento do Guandu será desligada às 19h desta terça-feira (6), com o objetivo de acabar com a geosmina — um composto que traz cheiro e gosto de terra na água encanada.

Por conta da manobra, pode faltar água em municípios da Região Metropolitana nesta quarta-feira (7). Em bairros que ficam nas pontas da linha, o abastecimento só deve ser normalizado na sexta (9). O complexo de tratamento ficará ao menos 12 horas parado para que uma bomba seja instalada na lagoa de captação — onde o Rio Guandu e outros cursos d'água desembocam.

Será colocado em operação o novo sistema de bombeamento do Rio Guandu para a Lagoa Grande que irá renovar a água reduzindo os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina/MIB.

Como ação conjunta, a Companhia fará a manobra de abertura das comportas do Guandu na noite desta terça-feira (06) para acelerar o processo de renovação. Para a medida, será preciso interromper a atividade da ETA Guandu das 19h de hoje (06) até as 07h de amanhã (07).

A Cedae acrescentou que a solução definitiva para o problema da geosmina/MIB virá com a obra de proteção da tomada de água da ETA Guandu, que já tem data para licitação: 1º de junho. A intervenção prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Rio Guandu. A obra, investimento de aproximadamente R$ 132 milhões, tem duração prevista de 24 meses.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.