Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Uso indevido do espaço público

Prefeitura do Rio retira construções irregulares na Mangueira

Foram demolidas 14 edificações erguidas em área pública, na comunidade conhecida como Metrô-Mangueira


Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Grande Tijuca, fez a remoção de construções irregulares na Mangueira, na Zona Norte. Foram demolidas 14 edificações erguidas em área pública, na comunidade conhecida como Metrô-Mangueira, em trabalho conduzido pela Coordenadoria Técnica de Operações Especiais – COOPE, vinculada à Seconserva.

A operação retirou dois outdoors e demoliu prédios de um a três pavimentos, com uso misto – residencial e comercial. Os ocupantes das unidades residenciais já foram cadastrados e estão recebendo o Auxílio Habitacional Temporário. Já os proprietários dos estabelecimentos comerciais foram contemplados com uma das lojas construídas pela Prefeitura em uma área próxima.

Para Anna Laura Secco, secretária de Conservação, é importante combater o uso indevido do espaço público. – Conservar a cidade também é garantir a ordem urbana. Ações como essa na Mangueira são fundamentais para dar mais segurança à população – diz ela.

O secretário de Ordem Pública, Breno Carnevale, ressalta que o trabalho contribui com o aumento da qualidade de vida dos moradores. -Ações como essa, além de trazerem mais dignidade aos cidadãos, auxiliam também no ordenamento do espaço público e demonstram cuidado com a cidade – afirma ele.

As construções que ainda restam no local serão desocupadas e demolidas em ação futura. Antes de começar o processo de remoção, moradores e comerciantes receberão o atendimento da Secretaria Municipal de Habitação, a fim de verificar as condições para que tenham direito a auxílio. Durante a operação deste domingo, uma família foi cadastrada por agentes da Habitação.

Segundo o subprefeito Wagner Coe, a força tarefa já estava programada e transcorreu de forma tranquila e organizada. Os boxes já estavam desocupados, antigos moradores, que residiam no local receberão aluguel social temporário, comerciantes já estão iniciando a ocupação do novo complexo de lojas.


Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

A ação na Mangueira teve o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, da Coordenadoria Geral de Operações Especiais – CGOE, da Guarda Municipal, da Comlurb, da Defesa Civil, da RioLuz, da CET-Rio, da Cedae, da Light, da Supervia, da Naturgy e do Metrô Rio. Também estiveram presentes representantes da Controladoria de Controle Urbano (CCU) e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), vinculada à Seop.

Participaram da operação 115 servidores, que usaram uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica e cinco caminhões. Foram retiradas cerca de 90 toneladas de entulho. Os resíduos que permanecem no local serão retirados durante a semana.

Mangueira Metrô-Mangueira demolição boxes espaço público construções irregulares edificações

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!