TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Feira de artesanato mostra como o carioca pode empreender na área

Bazares acontecem todos os fins de semana em shopping de Campo Grande

Por Irma Suely Conceição em 14/09/2018 às 21:40:47

Mulheres que integram o grupo "Projeto Artesanato" (Foto: Divulgação)

Em época de crise, a expressão mais usada na atualidade para sobreviver ao momento turbulento da economia brasileira é empreender. Consequentemente, a criatividade é a principal aliada para conseguir um bom dinheiro. E um jeito criativo encontrado por alguns para se reinventar foi através do artesanato. Alguns conseguiram tanto sucesso que usam até as redes sociais para divulgarem seus trabalhos.

O público pode conferir um pouco desse trabalho manual no Bazar Reuso, que acontece neste sábado (15), das 11 às 18 horas, no Gaia Hotel (Rua Mena Barreto, 18), em Botafogo, na Zona Sul. A feira chega, em 2018 à sua quarta edição e oferece, além do artesanato, massagem, vendas de roupas novas e usadas, maquiagem, comida, bebida, aromaterapia e até tarô.

A produtora do evento, Marta Caminha, conversou com o "Portal Eu, Rio!" e relembrou o que já aconteceu nas três edições anteriores. Ela também falou qual será o propósito do bazar em 2018.

"Nas três primeiras edições, foram aceitas doações para animais. Este ano as 'doações' são para crianças que você queira presentear. O pedacinho da gente é um grupo de amigos que se reúne há 20 anos e faz ações em alguns locais", contou Marta.

Coragem para empreender

Empreender em algum negócio do ramo tem sido o caminho encontrado por vários desempregados. Em outros casos, se tornou até a segunda renda de muitos trabalhadores. Paraa profissional em Recursos Humanos, Sofia Leal, ter o próprio negócio exige coragem e talento

"Muitos já nascem com sangue nas veias para se tornar um empreendedor. Outros, por ter um emprego fixo, não perceberam o lado bom de ser dono do próprio negócio. Creio que, no fundo, é medo de viver sem um cartão de ponto", argumentou.

Sofia também analisou que o artesanato, muitas vezes, é a única alternativa para quem tem mais idade consiga trabalhar, já que o mercado tradicional de emprego não costuma aceitar com tanta facilidade profissionais acima dos 35 anos de idade, principalmente quem tem mais de 50.

Exemplo em Campo Grande

Desde o dia 31 de agosto, outro grupo - "Os artesãos de Campo Grande" - de artesãos realiza uma feira todas as sextas e sábados no West Shopping, em Campo Grande, na Zona Oeste. O intuito é promover o trabalho de profissionais da área que moram no bairro. A ação é uma iniciativa do "Projeto Artesanato", que visapromover o desenvolvimento das artes manuais,fortalecer a vocação cultural da comunidade e capacitar os artesãos por meio de oficinas e workshops.

Uma das integrantes do grupo é Andrea Albuquerque. Ela, que também é coordenadora da feira, falou que muitos profissionais tiram da feira sua única fonte de sustento. Além disso, a artesã salientou que o evento é livre para quem quer participar, mas tem que ter disposição.

"A feira no West Shopping está aberta a novos empreendedores. Mas para isso o artesão precisa iniciar junto ao grupo", esclareceu Andréa.

A Feira de Artesanato acontece no segundo piso do local sempre às sextas e sábados, de 10 às 20 horas. A entrada é franca. O West Shopping ficana Estrada do Mendanha, 555, em Campo Grande, na Zona Oeste. Mais informações pelo telefone 3178-9501 ou 3178-9502.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.