TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Universitária carioca celebra sucesso de projeto voltado para setor aeroespacial

Luísa Leão lidera 21 estudantes da PUC-Rio que desenvolvem soluções concretas para o mundo

Por Portal Eu, Rio! em 21/04/2021 às 16:19:26

Luiza Leão na sede da NASA, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Para Luísa Leão, de 19 anos, o céu é o limite. E, apesar da pouca idade, ela tem muitas histórias para contar. Apaixonada desde a infância por astronáutica, essa aluna de Engenharia Mecânica, em 2018, por exemplo, viveu duas experiências inesquecíveis. Uma delas foi o convite feito pela NASA para apresentar um projeto sobre a criação de um campo magnético em Marte através da energia solar. O segundo foi a bolsa de estudos para cursar a National Flight Academy, em uma base militar da Flórida.

- O convite da NASA foi uma oportunidade incrível de networking, contato com a área que eu quero seguir, e divulgação científica, já que milhares de pessoas visitaram o evento. A experiência na Flórida também foi espetacular: foram dias em uma base militar vivendo a rotina de um piloto. Foi muito importante porque eu quero ser astronauta e planejo tirar a licença de piloto. Fora o conhecimento agregado, as amizades e o networking... foi incrível!


Foto: Divulgação

Após essa e outras experiências, a empreendedora Luísa lançou, no fim de 2020, o Projeto Ares (www.projetoares.com). Ela lidera um time de mais 21 estudantes da PUC-Rio que desenvolve soluções concretas para o mundo como forma de colocar o aprendizado da sala de aula em prática e ganhar experiência profissional. A equipe atua nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, com foco em tecnologia e no setor aeroespacial.

- O objetivo principal do Ares é criar soluções concretas para o mundo, principalmente para o nosso setor de atuação, que é o aeroespacial, e ter projetos concretizados que de fato estão agregando valor a algo, seja através de uma competição, um projeto para empresa ou até de iniciativa própria nossa – explica a capitã do projeto.


Foto: Divulgação

Antes de chegar à PUC, onde cursa o quinto período de Engenharia Mecânica, a estudante carioca passou por vários colégios. Entre eles, o Liceu Franco-Brasileiro, do qual guarda ótimas lembranças.

- Em outros colégios vemos que uma preocupação recorrente é a colocação no vestibular acima da formação do estudante como indivíduo. Porém, no Franco, uma coisa que foi muito especial para mim, e acredito que seja o seu maior diferencial, é que, além do ensino de qualidade, também nos foi proporcionado um acompanhamento pessoal, com a preocupação de formar indivíduos íntegros e auxiliar os estudantes a se encontrarem na sua jornada. Eu entrei no colégio como uma pessoa e saí uma outra completamente diferente. Durante os três anos tive apoio incondicional do colégio e acesso a oportunidades extracurriculares de muita importância – agradece a futura engenheira.

Gratidão ao Franco

Em 2018, quando ganhou a bolsa para o National Flight Academy, Luísa recebeu todo apoio do Franco em relação ao custeio das passagens, do visto, passaporte e acompanhante.

- Durante os três anos em que fui aluna do Franco recebi apoio incondicional e acesso a oportunidades extracurriculares de muita importância. Fui bolsista no Franco e ter um colégio tão bom me acolhendo e investindo em mim mudou minha vida. Sou extremamente grata por poder experimentar tudo isso.


Luíza acompanhada do Engenheiro-Chefe da NASA, Gabe Gabrielle. Foto: Divulgação

Recentemente, Luísa e sua equipe lançaram o Ares Júnior. Nem é preciso dizer que foi um sucesso.

- Estamos com mais de 400 alunos (do Ensino Médio) participando. Vamos levar um recém-formado da PUC, que está no ITA e na EMBRAER, para falar da aeronáutica brasileira e assuntos mais específicos, como astrobiologia e direito espacial para que estudantes de outras áreas (biológicas e humanas) possam ver um pouco da atuação no setor aeroespacial. Ao final do mês, nós vamos emitir um certificado para os alunos com boa frequência a fim de que já coloquem no currículo e comecem a ver a importância dessas oportunidades extracurriculares. Também vamos abordar os assuntos mais direcionados, como as carreiras no setor aeroespacial, a atuação do Brasil nessa área, a astronomia, robótica, computação, entre outros.

Definitivamente, o céu é o limite para Luísa.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.