TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cantora Anitta e ministro Ricardo Salles duelam no Twitter

Chamada de ‘teletubbie’ pelo ministro, cantora revidou: ‘imaturo e burro’

Por Portal Eu, Rio! em 22/04/2021 às 00:17:36

Ativismo de artista contra ações ambientais do governo incomodou ministro (Foto divulgação getty images and instagram)

Menos de 24 horas após Latino incorrer em intolerância religiosa contra crenças da matriz africana, foi a vez de sua colega de palco, a badalada Anitta, protagonizar, hoje (21), cenas explícitas de pugilato virtual com seu desafeto político, o ministro Ricardo Salles, por conta de um 'tuitaço' ou manifesto que pede sua saída do governo.

Certo é que a participação mais ostensiva da cantora – ao empunhar o hashtag #FORASALLES, desserviço para o meio ambiente”, do protesto online, que inclui personalidades da cultura nacional e ativistas – não teria sido bem recebida pelo ministro, que partiu para o ataque.

“Fica na sua, aí, ó Teletubbie!”, disparou Salles, referindo-se à cantora, por meio de seu perfil no twitter, para emendar mais uma: “Se vc (Anitta) conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa a conversar...”. Atualmente, Anitta detém o quinto maior público virtual do país, com cerca de 13,6 milhões de seguidores.

Pede pra sair

A cantora revidou: “Que resposta madura. Quantos anos você tem? Então é melhor sair do ministério anyway (de qualquer maneira, na tradução literal). E sentenciou Salles: “Além de imaturo é burro, melhor sair do ministério”.

Sem perder o pique, ela foi logo devolvendo o deboche ministerial: “Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu racionalizar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do Ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madeireiros na maior apreensão de madeira na Amazônia, a gente começa a conversar”.

Já com a carretilha do destempero solta, Anitta aproveita para dirigir mais algumas farpas, em tom de humilhação, ao atual ocupante da pasta ambiental, mesmo com algumas derrapadas ortográficas:

“Desculpa, querido. Não consigo te responder em cinco minutos, como você me responde, porque eu trabalho. ‘Tava’ dando umas entrevistas em inglês, espanhol, francês...você fala francês? Liga ‘pra’ (ou seria ‘pro’?) presidente da França? Ouvi dizer que ele (Emanoel Macron) AMA vocês. Aliás é uma loucura a quantidade de ‘pergunta’ que tenho que responder sobre esse desgoverno de bosta. A única parte que eu nem preciso explicar ‘pq’ eu escolhi lançar algo ‘pra’ fazer no Brasil lembrar que temos várias coisas ‘pra’ se orgulhar. ‘Pq’ com vocês no comando ‘tá’ puxado..."




Imagens: Reprodução Twitter

Ativismo internacional

Mas o ativismo ambiental da artista não ficou por aí. Também nessa quarta-feira, ela compartilhou publicamente o vídeo do grupo de ativistas “U.S Network for Democracy in Brazil”, que pede ao congresso norte-americano e ao presidente Joe Biden que ‘não confiem’ em [Jair] Bolsonaro”.

Além de também pedir a saída de Salles, no vídeo, o grupo prossegue no ataque contra Bolsonaro, destacando que ele, “além de seu histórico ambiental sombrio, constitui uma ameaça ao Estado de Direito e à própria democracia”. A divulgação da mensagem ocorre propositalmente na véspera, nesta quinta-feira (22), do primeiro encontro entre Biden e representantes de países que buscam reduzir o desmatamento na floresta amazônica.

Sem dinheiro

O grupo de ativistas propôs, ainda, que os Estados Unidos não financiem ações ambientais propostas pelo governo brasileiro. “São os maiores inimigos [Salles e Bolsonaro] da Amazônia”, apontou, para, em seguida, expor imagens de Bolsonaro, que demitiu o ex-superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Saraiva, depois que este ofereceu notícia-crime contra Salles. Os ativistas manifestaram, por fim, o entendimento de que o presidente brasileiro está associado a milícias, além de assumir uma postura racista e questionadora da vitória eleitoral de Biden.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.