A pandemia acelerou o processo de transformação digital na sala de aula e tornou a tecnologia cada vez mais indispensável ao ambiente educacional. No entanto, fazer a ponte entre as demandas e propostas pedagógicas com as ferramentas disponíveis para a educação virtual e, ao mesmo tempo, implementar uma cultura digital não é tarefa simples, além de exigir constante atualização.
Pensando nesse cenário, a Colaborativa lançou o Colab Ted, um programa de formação de TEs (tecnologias educacionais), que já está à disposição de escolas e universidades privadas.
O curso é voltado a professores, gestores, coordenadores e profissionais de tecnologia. A ideia é que os profissionais escolhidos pelas instituições venham de uma base pedagógica para aprender a extrair o máximo da metodologia, da tecnologia e as ferramentas digitais, como por exemplo do Google for Education (Classroom, Google Drive, Google Meet e outras). A contratação recomendada é de, ao menos, três integrantes da equipe da escola.
Com foco em ferramentas digitais, o Colab Ted busca preparar o TE para o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, a partir de uma visão mais ampla dessa área de atuação, com a qual o especialista possa atuar na integração de professores, gestores, coordenadores e toda a equipe administrativa da escola. A proposta é desenvolver habilidades e identificar soluções tecnológicas que contribuam para a qualidade da educação.
A carga horária é de 120 horas, em um ano ou três semestres de duração, divididas em aulas assíncronas, síncronas individuais e em síncronas grupo, este é o grande diferencial, formado por até 30 profissionais de instituições diversas, que estarão aptos a desempenhar esse papel de facilitador e multiplicador do uso das soluções tecnológicas na escola, atuando na ligação entre o técnico e o pedagógico.
Há cerca de 40 mil escolas particulares e 2 mil instituições privadas de ensino superior que enfrentam hoje o desafio da transformação digital e mudança cultural na educação.
Sobre a Colaborativa
Fundada em 2015, a Colaborativa é uma empresa especializada em transformação digital na educação, sediada em São Paulo, que habilita escolas e professores a se desenvolverem na cultura digital.
Entre os cases de referência da Colaborativa na aplicação de soluções contínuas de metodologia e tecnologia para a educação estão o município de Barueri/SP e a Universidade Tiradentes, de Aracaju/SE, primeira instituição do gênero no mundo a ser reconhecida pelo Google for Education como Universidade de Referência.