TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Áurea Martins canta no Poemúsica, festival de bolso da música popular brasileira

Espetáculo on line no YouTube terá participações de Lucas Porto e Juliana Maia

Por Portal Eu, Rio! em 22/04/2021 às 08:00:00

Áurea Martins. Foto: Divulgação

O "POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira" -, como antecipa o nome, é um pequeno festival de música brasileira e poesia gravado pela Planetário Produções Culturais no palco do Teatro Sonora, um precioso espaço para as artes no interior do bucólico distrito de Conservatória (Valença/RJ), que é conhecida como a "cidade das serestas". O espetáculo que será apresentado amanhã (23), às 20h, é o da cantora Áurea Martins, com participação de Lucas Porto e Juliana Maia.

O festival é composto por oito atrações - quatro shows musicais e quatro performances poéticas - cujas apresentações foram gravadas, sem público presente, em áudio e vídeo, e disponibilizadas gratuitamente no YouTube, no canal da Planetário Produções. O projeto tem à frente a produtora cultural, jornalista, poeta e podcaster Flávia Souza Lima. Como legado, além dos oito vídeos referentes às apresentações musicais e poéticas, o POEMÚSICA apresenta também dois conteúdos extras, em formato de mini-documentário, com depoimentos dos participantes: um dedicado à música e o outro à poesia, com cerca de 20 minutos cada.

PROJETO

Esse pequeno festival de música brasileira tem como viés um olhar sobre a fundamental produção musical do Século XX, especialmente a bossa nova (anos 1950/60), -- que é o estilo musical brasileiro mais internacionalmente difundido e historicamente relevante --, as canções surgidas entre os anos 1970/80 e a virada para o Século XXI, através de seus próprios criadores: é esse o mote do projeto "POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira".

MÚSICA

O projeto tem foco principal nas apresentações em formato intimista (voz e instrumento, em formato solo ou de duo), de nomes com relevância histórica, que contribuíram para que o Brasil e, mais especificamente o Rio de Janeiro, através da bossa nova, entrassem no mapa da música mundial: Áurea Martins, Joyce Moreno e, mais recentemente, Zé Renato, um mestre da tradição da canção brasileira, assim como Guinga, o genial compositor e instrumentista.

POESIA

Dentre as obras poéticas abordadas a serem apresentadas, estão as de Manuel Bandeira; Ferreira Gullar; Carlos Drummond de Andrade; e Cecilia Meireles, que serão trazidas por performances de poetas contemporâneos, como Christovam de Chevalier (Gullar) e Paulo Sabino (Drummond), além de Patricia Palumbo (jornalista e radialista, cujo podcast Peixe Voador divulga literatura e poesia), além de Juliana Maia, cantora, compositora, escritora e agente cultural com forte atuação na cena local de Conservatória, que vai interpretar algumas obras criadas a partir de poesias, com melodias de Fagner, Dolores Duran e Maysa. Todos eles conversam ao final de suas performances com Flávia Souza Lima (coordenadora do projeto e poeta natural de Volta Redonda/RJ).

Serviço

DATAS DE EXIBIÇÃO

POEMÚSICA: PEQUENO FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA

ABRIL - às 3as e 6as, às 20h (todos os vídeos seguidos das entrevistas)

23 - Áurea Martins (part Lucas Porto + Juliana Maia)

27 - Christovam de Chevalier / Ferreira Gullar

Transmissão: YouTube, no Canal Planetário Produções http://bit.ly/PoemusicaFestival

Acesso gratuito

Duração de cada apresentação musical: 70 minutos cada (aproximadamente)

Duração de cada performance poética: 30 minutos cada (aproximadamente)

Mini-documentários: música (20 minutos aproximadamente); poesia (20 minutos aproximadamente)






POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.