Estudo da Secretaria de Estado de Saúde conclui que a variante P1 do vírus da covid-19 predomina no Rio de Janeiro em 94,44% dos casos. O estudo foi realizado entre os dias 24 e 28 de março.
A primeira etapa do estudo investigou 90 amostras colhidas em 17 municípios fluminenses. Nos próximos seis meses, o objetivo é chegar ao total de 4.800 análises.
Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência dessa variante alcançou 100%. Já a P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou que as áreas técnicas da pasta têm monitorado constantemente todos os dados relacionados à covid-19 para o acompanhamento epidemiológico da doença.
De acordo com a secretaria, além desse estudo, há outros dois sequenciamentos em andamento, com amostras do estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e o Ministério da Saúde, que juntos, já analisaram 287 amostras desde fevereiro. As conclusões também indicam prevalência da variante P1 nos sequenciamentos.
Ouça no podcast Eu, Rio! matéra da Rádio Nacional sobre o tema.