A Prefeitura do Rio entregou para os comerciantes da comunidade Metrô-Mangueira um novo complexo de lojas que abrigará um polo automotivo na Avenida Radial Oeste, no Maracanã. Sob a fiscalização da Subprefeitura da Grande Tijuca, o complexo restabeleceu o reordenamento local ao acabar com uma série de irregularidades, como a exploração de atividade comercial ilegal, estacionamento, além de furtos de água e luz.
A Associação de Moradores da Mangueira será a responsável pela administração do Polo Automotivo, formado por 22 lojas com estacionamento. Destas, dez já foram ocupadas.
Entregar o complexo de lojas só foi possível porque no dia 11 de abril a prefeitura realizou a remoção de construções irregulares na região, em uma ação conjunta das Secretarias Municipal de Conservação e Ordem Pública, além da Subprefeitura da Grande Tijuca. Na ocasião, foram demolidos dez imóveis erguidos em área pública na avenida São Francisco Xavier.
— Os boxes irregulares já estavam desocupados bem antes de serem demolidos. A intenção foi realizar o ordenamento urbano desta área, realocar os lojistas para o novo complexo de lojas-boxes, melhor estruturado, para que continuem trabalhando de forma ainda mais tranquila e segura, podendo gerar mais renda e empregos, afirmou o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe.
Os ocupantes dos imóveis demolidos já tinham deixado o local antes da demolição. Eles foram cadastrados no programa de auxílio habitacional temporário e depois receberam lojas-boxes do novo Polo Automotivo.