O Campeonato Carioca, que neste fim de semana encerrou sua décima primeira rodada, a última da fase de grupos, teve a AA Portuguesa, clube da Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, classificada antecipadamente para as semifinais.
A boa fase da Lusa é comemorada por muitos moradores do bairro carioca, especialmente pelo jovem Nathan Diniz, 20 anos de idade, que é fotógrafo oficial do clube e foi goleiro nas categorias de base na equipe sub-17.
A trajetória na fotografia começou aos quatorze anos, inspirado por seu professor Renato Assunção, que trabalhava como fotógrafo, influenciado também pela mãe, jornalista e fotógrafa.
"Comecei a ir em jogos de categorias de base da Portuguesa para fazer fotos e fui me aprimorando. No início, o maior desafio foi o equipamento, que não era adequado. Mas como eu conseguia vender as fotos para alguns atletas, fui juntando dinheiro até comprar um equipamento melhor" conta Nathan, que embora faça fotos de eventos, como shows, festas de casamento ou 15 anos, se define como um 'fotógrafo esportivo'.
Foto: Divulgação
Após registrar os jogos da base da Portuguesa, ele foi convidado a fazer parte do site Cariocando, que tem como princípio valorizar os times cariocas, principalmente os pequenos.
"O Rio de Janeiro não se resume somente aos times grandes (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo). Temos Volta Redonda, Portuguesa, América, Resende, Casimiro de Abreu, Serra Macaense, Rio São Paulo, Angra dos Reis, Serrano, Olaria, entre tantos outros. São muitos times, muita tradição envolvida, e o Cariocando dá destaque justamente aos times de menor investimento, com entrevistas com jogadores, bastidores, conversas com dirigentes, treinadores, interatividade com a torcida, etc. Tenho orgulho por poder ilustrar, através das minhas fotos, tantas histórias interessantes" comemora Nathan.
Foto: Divulgação
Ao adquirir experiência, dia após dia, veio naturalmente o convite para ser fotógrafo oficial do time profissional de futebol da Portuguesa, em 2019.
"Sou grato demais por, tão novo, estar podendo comemorar, como torcedor e profissional, uma semifinal de Campeonato Carioca com o meu time de coração. É a primeira vez que a Lusa chega numa fase final e tenho orgulho por fazer parte dessa história e desse grupo maravilhoso".
Quando questionado a respeito de dicas para os iniciantes no ramo, Nathan não tem dúvidas.
"Nunca desista dos seus sonhos, das suas metas. Importante também, além da dedicação, é sempre estudar e praticar muito para aproveitar bem as oportunidades quando elas se apresentarem", sugere Nathan, sorrindo.