Seis aeronaves decolaram neste domingo (25/4) do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, na Região Metropolitana do Rio, transportando vacinas e medicamentos para 88 municípios do estado. A capital fluminense e as cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá, mais próximas do Centro de Distribuição, fizeram a retirada na sexta-feira (23/4). A nova remessa faz parte de um lote de quase 559 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio de Janeiro, sendo 78 mil da vacina CoronaVac e 481 mil da Oxford/AstraZeneca.
Além dos imunizantes, estão sendo distribuídos neste domingo 68 mil 133 "Kits intubação”, com insumos fundamentais ao tratamento dos pacientes em quadro mais grave de Covid, para 61 unidade hospitalares em todo o estado.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a distribuição de vacinas e kits intubação para 88 cidades do Estado do Rio.
Na capital, a nova remessa vai garantir o início, nesta segunda-feira (26/4), da nova fase da campanha de vacinação, tendo como público-alvo pessoas com comorbidades, inclusive diabetes e hipertensão grave, e deficiência física. Gestantes com comorbidades comprovadas em atestado médico também podem receber as doses contra Covid.
Em relação aos idosos, que perderam a data da primeira dose, é importante que compareçam aos postos. Segundo balanço da Prefeitura do Rio, 94,1 por cento desse grupo prioritário já foi vacinado. Outro alerta é em relação àqueles que não tomaram a segunda dose. As autoridades sanitárias alertam para a necessidade de completarem o mais rápido possível o sistema de vacinação, sem o qual a proteção é insuficiente.
Fonte: Agência Brasil