Começou a funcionar a partir deste sábado (15) o Disque-Denúncia Niterói, uma parceria entre a Prefeitura e o Disque-Denúncia estadual, com o objetivo de tornar mais rápida a apuração das denúncias na cidade. Com o custo operacional de 20 mil reais por mês o programa faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência.
Através do número (21) 99973-1177, que também funciona como WhatsApp, além da página no Messenger do Facebook, as denúncias serão analisadas por dois funcionários do Disque-Denúncia que trabalharão de forma exclusiva com as demandas de Niterói e as repassarão para o 12º Batalhão da Polícia Militar. Em mais de 20 anos de sua criação, é a primeira vez que o programa ganha uma versão exclusiva para um município
Números do Disque-Denúncia
Criado em 1995, o programa já recebeu mais de 2 milhões de denúncias, levando para a cadeia 20 mil criminosos e apreendendo desde então 10 mil armas, 20 mil toneladas de cocaína e 9 mil toneladas de maconha de acordo com informações do site do Disque-Denúncia. O serviço é uma iniciativa do Instituto MovRio, entidade privada independente, sem fins lucrativos, totalmente financiada por parcerias, contribuições e convênios. No entanto nos últimos anos essas doações tem sido cada vez mais escassas e a ong disponibiliza até um endereço para que doações possam ser feitas, clique aqui para saber mais.