TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio suspende segunda dose da Coronavac

Interrupção é por dez dias, e exceção são pessoas a partir de 70 anos; aplicação da Oxford/Astrazeneca foi antecipada

Por Portal Eu, Rio! em 02/05/2021 às 12:59:49

Suspensão da segunda dose da Coronavac por dez dias, anunciada no sábado pela Prefeitura do Rio, não se aplica a pessoas de 70 anos ou mais Foto Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com farmacêutica chinesa Sinovac. O motivo alegado pela Secretaria Municipal de Saúde é a falta de entrega de novas remessas. A interrupção valerá por 10 dias, a contar de sábado (1º/5). A suspensão não vai interferir no calendário de imunização de pessoas acamadas e idosos com 70 anos ou mais, que já receberam a primeira dose.

A secretaria explicou que a cidade do Rio manteve a campanha, até agora, usando a reserva técnica da Coronavac. Mas, como já aconteceu em outros municípios e estados do Brasil, o estoque da vacina se esgotou. A nota detalha ainda que, pelo cronograma do Ministério da Saúde, não haverá reposição do imunizante em quantidade suficiente antes do prazo de dez dias.

A medida vale apenas para a segunda aplicação da Coronavac. A campanha no Rio contra a covid-19 com a vacina de Oxford/Astrazeneca não só continua, como foi antecipada. Nesse sábado, o prefeito Eduardo Paes anunciou mudanças no calendário de grupos prioritários com até 52 anos.

O público alvo dessa etapa inclui pessoas com comorbidades, deficientes e trabalhadores de diversas áreas, entre elas: saúde, segurança, educação e limpeza urbana. A previsão inicial era vacinar esse grupo até 13 de maio. Com o novo calendário, a data foi antecipada para o próximo dia 7. Segundo Paes, a entrega de novas remessas do imunizante pela Fundação Oswaldo Cruz permitiu a aceleração no cronograma.

Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre o fim iminente da reserva técnica de Coronavac para a segunda dose e as medidas adotadas pela Prefeitura do Rio.

Eis a íntegra da nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde informando a suspensão da segunda dose da Coronavac e as exceções a essa interrupção:

'A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido à falta de entrega de novas remessas da CoronaVac, terá que adiar a aplicação da segunda dose desta vacina por 10 dias. A cidade do Rio manteve a vacinação com a reserva técnica até o momento, porém o estoque se esgotou, como já havia acontecido em outros municípios e estados do Brasil. Pelo cronograma do Ministério da Saúde, não haverá reposição da CoronaVac em quantidade suficiente antes do prazo informado.

Ficará mantida a vacinação com segunda dose de Coronavac somente para acamados e idosos acima de 70 anos que fizeram a primeira dose no Município do Rio de Janeiro. A vacinação de primeira e segunda doses com a vacina AstraZeneca se dará conforme calendário vacinal divulgado pela SMS Rio.'



Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.