As operações da Viação Acari, no Rio de Janeiro, não serão mais restabelecidas, mesmo com o período de aviso prévio após o comunicado da empresa que vai encerrar as atividades.
A informação foi confirmada pela companhia por meio de nota enviada ontem (03) pelo Rio Ônibus, sindicato que representa as companhias do transporte coletivo municipal.
Segundo o comunicado, a paralisação dos rodoviários na última sexta-feira (30/04) precipitou o encerramento das atividades da empresa e as linhas não têm previsão de restabelecimento.
“A crise extrapola o poder de ação dos consórcios e busca participação da Prefeitura por soluções, já que outras viações se encontram na mesma situação da Acari. O Rio Ônibus já solicitou reunião com a SMTR. A paralisação dos rodoviários na sexta-feira precipitou o encerramento das atividades da empresa, cujas linhas não têm previsão de restabelecimento. Os consórcios entendem que os prejuízos e desconforto causados aos milhares de passageiros afetados poderiam não acontecer, caso as solicitações de atenção ao setor tivessem sido responsavelmente analisadas pelo Poder Púbico, principalmente ao longo da pandemia. Sobre operação, ressaltamos que a maior parte dos trechos atingidos contam com linhas paralelas capazes interligar seus respectivos pontos de partida e destino.”
A companhia opera oito linhas: 254, 277, 456, 457, 607, 650, 667 e 686 Em sua página na internet, a Viação Acari diz que foi fundada em abril de 1962. Atualmente, ainda segundo a página oficial, a Acari tem 174 veículos.