Uma sucuri-preta foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada na Zona Oeste da capital fluminense.
De acordo com o biólogo Luiz Eduardo Mendonça, o animal é um macho adulto jovem, com mais de dois metros de comprimento (esse tipo de serpente pode ultrapassar seis metros de comprimento) e pesando 22 quilos. A cobra foi avistada por moradores às margens do Rio Piraquara, próximo à Rua Bernardo Vasconcelos, no bairro de Padre Miguel, também na Zona Oeste carioca. Em seguida, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate.
O réptil será levado pela equipe do parque para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. Segundo o gerente das unidades de conservação do Inea, Andrei Veiga, essa sucuri, por ser espécie rara no Rio de Janeiro, provavelmente foi criada e abandonada nessa localidade.
A sucuri é um tipo de cobra aquática e não é peçonhenta. Ela se alimenta de animais silvestres e mata suas presas por constricção.