Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mais um campeão brasileiro?

America requer na CBF o título de Campeão dos Campeões reconhecido como Brasileiro

Título de Campeão dos Campeões foi conquistado em 1982, antes da Copa do Mundo


America F. C., Campeão dos Campeões de 1982. Foto: Divulgação


Reprodução YouTube

Hoje, segunda-feira (10), o America entregou à CBF, Confederação Brasileira de Futebol, solicitação para que o título de Campeão dos Campeões, conquistado em 1982, seja reconhecido oficialmente como equivalente ao de um campeonato brasileiro.

O America esteve representado pelos presidentes do Conselho de Administração e do Alto Conselho, Sidney Santana e Léo Almada, pelo Secretário Geral do clube, Marco Antônio Teixeira, e por um dos seus principais ídolos, Eduardo Antunes Coimbra, o Edu. Pela CBF estiveram presentes o Secretário Geral, Walter Feldman, e o Diretor Jurídico, Carlos Eugênio Lopes. Leonardo Ferraz, Diretor de Marketing da FERJ, representou Rubens Lopes, Presidente da Federação.

Em reunião de mais de uma hora, os dirigentes do America apresentaram o pedido, que se baseia em padrão já definido pela própria CBF na Resolução da Presidência – RDP 03/2010, que trata da “Unificação dos Títulos Brasileiros de Clubes”. A CBF, por meio da RDP 03/2010, reconheceu como oficiais as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, entre 1959 e 1970, dando a elas equivalência de campeonatos brasileiros.

O reconhecimento pela CBF do título de Campeão dos Campões de 1982 devolve ao America o empenho e a dedicação ainda não escritos nos anais da história do futebol carioca.

De acordo com Walter Feldman, "O América tem uma tradição, tem história de muitas lutas e conquistas, muitas vitórias [...] consagradas no plano estadual e no plano nacional".

O Diretor Jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes afirmou ser "[...] hoje um dia muito importante para a vida da CBF que pôde receber o presidente do America Football Club e sua diretoria [...] A pretensão do America diz respeito ao reconhecimento da Copa dos Campeões, conquistada pelo America em 1982".

O evento na sede da CBF marca um momento histórico na vida de um dos clubes cariocas mais tradicionais, que conta com 116 anos de existência e continua sendo a meca dos amantes do futebol.


Dirigentes da CBF e do America se reuniram na Barra da Tijuca. Foto: Divulgação

Torneio dos Campeões

Em 1982 todas as atenções do mundo do futebol estavam voltadas para a Copa do Mundo FIFA. Não é exagero afirmar que o Brasil tinha a melhor equipe desde o tricampeonato no México em 1970.

O foco era tanto que, para que a Seleção tivesse tempo para a devida preparação, os campeonatos estaduais teriam início somente em julho, após a final do principal torneio de seleções do Planeta.

Com o objetivo de manter o futebol em atividade, CBF organizou e promoveu o Torneio dos Campeões, reunindo todos os campeões e vice-campeões brasileiros e do Torneio Rio-São Paulo. O America foi convidado por ter o maior número de participações nessas competições. Com a desistência do Flamengo, o Santa Cruz (PE) o substituiu.

Dezoito equipes participantes foram divididas em quatro grupos, com quatro ou cinco clubes. Todas se enfrentaram em turno e returno. Os campeões dos turnos se enfrentaram nas quartas de final. Nas semifinais, o America superou a Portuguesa e o Guarani, o Bahia.

Em 12 de julho de 1982, o America sagrou-se Campeão dos Campeões de forma invicta depois de vencer o Guarani por 2x1 no Maracanã, diante de pouco mais de 12 mil pessoas. Entraram em campo: Gasperin; Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zedilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloi (João Luiz); Serginho, Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu.

A Campanha

24/04 - America 1 x 1 Cruzeiro (F)
01/05 - América 1 x 1 Grêmio (C)
09/05 - America 1 x 0 Atlético-MG (F)
16/05 - America 1 x 0 Cruzeiro (C)
22/05 - America 0 x 0 Grêmio (F)
29/05 - America 1 x 1 Atlético-MG (C)
02/06 - América 1 x 0 Atletico-MG (C)
06/06 - America 2 x 2 Portuguesa-SP (F) - * (4 x 3 pênaltis).

DECISÃO
10/06 - América 1 x 1 Guarani (F)
12/06 - America 2 x 1 Guarani (C)

Artilharia do clube
Elói 04 gols; Duílio 02; Serginho, Zé Dilson, Moreno, Gilson Gênio e Estêvão (Portuguesa-contra) 01 gol cada.


America CBF Campeão 1982 torneio Brasileiro Copa do Mundo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!