O Subsecretário Estadual de Grandes Eventos do Rio, Marcelo Monfort, se reuniu com o tenor Thiago Arancam e seu produtor Anselmo Costa a fim de traçar parcerias para retomada dos eventos no pós pandemia. A ideia é que o artista, que já se apresentou com o tenor espanhol Plácido Domingo, faça uma apresentação no Rio brevemente.
Arancam, ex-namorado da cantora Paula Fernandes e atualmente casado com Aline Frare, é famoso por interpretar o "Fantasma da Ópera" na passagem do musical pelo Brasil em 2018.
O tenor lírico brasileiro se apresentou nos principais teatros do mundo, em mais de 40 países. Foram mais de 500 apresentações ao redor do mundo. Na Europa, conheceu Plácido Domingo, com quem gravou “Cyrano de Bergerac", na São Francisco Opera (USA); "Madama Butterfly", em Washington e "Carmen", na Los Angeles Opera.
No Brasil, em 2011, subiu ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a montagem da ópera "Tosca", de Puccini, no papel do pintor Mario Cavaradossi, amante de Flória Tosca. Em 2014, no Teatro Municipal de São Paulo, encenou a Ópera Carmen de Bizet.
Trabalhou com grandes regentes de orquestra, entre eles: Daniel Harding em vários concertos com a Swedish Radio Symphony Orchestra; Christian Thielemann em "Dresden" na Manon Lescaut, Pier Giorgio Morandi na ópera "Tosca" em Las Palmas e Estocolmo; o brasileiro Silvio Barbato com a Orquestra Camerata Brasil em Brasília, João Carlos Martins, Plácido Domingo, Julius Rudel, Lorin Maazel, Nicola Luisotti, Patrik Fournellier, Renato Palumbo, Corrado Rovaris, entre outros.
De volta ao Brasil, Thiago Arancam quer reencontrar suas raízes e mostrar a força e a emoção da sua voz ao público do país onde nasceu. O espetáculo "Bela Primavera" traz as influências do mundo lírico e aproxima o tenor da Música Popular Brasileira.