Morreu, na noite deste sábado (15), aos 35 anos, o subsecretário municipal de gestão escolar da educação de Niterói, Bruno Ribeiro. Ele estava internado desde 30 de abril em um hospital da Zona Sul de Niterói diagnosticado com a Covid-19. Foi intubado no dia 6 desse mês e acabou não resistindo às complicações da doença. Ele deixa esposa, a professora Lorena, e filha, Giovanna. O sepultamento será realizado neste domingo (16), às 15h, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Barreto, em Niterói.
Na última gestão do prefeito Rodrigo Neves, Bruno foi presidente da Fundação Municipal de Educação (FME). Antes de assumir a presidência da FME na gestão Rodrigo Neves, exerceu na fundação os cargos de superintendente administrativo, orçamentário e financeiro da FME e subsecretário de Educação. Ele iniciou na Fundação como estagiário na gestão do atual deputado estadual Waldeck Carneiro.
Waldeck emitiu nota sobre o gestor e amigo:
“Bruno Gonçalves Ribeiro, meu jovem e querido amigo, descansou hoje. Meu leal companheiro há quase vinte anos! Gestor público dedicado, advogado militante, apaixonado pela educação, área que abraçou com intensidade, dando inapagável contribuição à expansão da rede municipal de Niterói, no governo Rodrigo Neves. Minha solidariedade à professora Lorena, sua companheira de toda a vida, à pequena Giovanna, única filha do casal, e à sua mãe, Sandra, que perdeu seu único filho. Niterói chora um filho valoroso, que foi de estagiário a presidente da Fundação Municipal de Educação, em apenas 12 anos. Bruno fará falta na trincheira em defesa da educação pública, nestes tempos de insensatez, negacionismo e irresponsabilidade, tristes marcas do governo federal em face da pandemia. A vida de Bruno e de milhares de outras pessoas poderiam ter sido poupadas se, desde o início, a pandemia tivesse sido enfrentada, pelo governo Bolsonaro, com seriedade, cientificidade e humanismo. Em memória de Bruno Ribeiro, seguiremos nossa luta por vacina para todas e todos!".
O prefeito de Niterói, Axel Grael, se manifestou no Facebook:
"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do nosso subsecretário de Educação, Bruno Ribeiro, mais uma vítima da Covid-19. Bruno nos deixa um exemplo de amor e dedicação à causa pública, da educação, da justiça, da boa política e da democracia.
Que sua luta pela vida nos inspire e nos dê ainda mais forças para continuarmos a perseverar no combate a esta maldita doença. Toda a minha solidariedade à Lorena, à pequena Giovana e a toda a família deste amigo que, certamente, ainda construiria uma grande obra como gestor público.
Decretarei luto oficial de três dias".
Prefeito de Niterói, Axel Grael, com o Subsecretário de Educação do Município, Bruno Ribeiro. Foto: Rede Social
O ex-prefeito da cidade, Rodrigo Neves, também se manifestou em uma rede social:
Querido no município
Na última eleição municipal, em 2020, Bruno foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, obtendo 1.710 votos, ficando com a 2ª suplência do partido.
Querido naquele município, Bruno, além das funções que exerceu na administração pública, também era advogado e prestava consultoria nas áreas jurídica e de gestão pública empresarial.
Gestão elogiada
Em sua gestão na FME, Bruno levou Niterói a ser o segundo município que mais investia em educação no país, de acordo com o Anuário Multi Cidades 2020. A média anual foi de R$ 16.297,24 por aluno, enquanto que a média nacional é de R$ 7.070,12, ou seja, menos da metade.