A partir desta terça-feira (26) quando é comemorado o Dia Mundial de Combate às Drogas, moradores de São Gonçalo e região uma importante fonte de informação sobre seus malefícios. A Prefeitura está realizando até o dia 29 a Semana da Dependência Química com palestras e serviços que visam orientar a população sobre esse perigo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata meio milhão de pessoas por ano.
As atividades começam às 9h na Praça Luiz Palmier no Rodo e contará com palestras da equipe do Projeto Cuca Legal, uma organização que faz um trabalho de prevenção em escolas e empresas. Além disso equipes do Alcoólicos Anônimos (AA) e do Projeto Lei Seca também estarão presentes.
Ainda serão disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e odontológica além de auriculoterapia, uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, essa terapia é bastante utilizada para tratar dor, vícios e distúrbios internos com bons resultados.
"O objetivo é conscientizar sobre a dependência química e problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas. iremos explorar assuntos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, além de realizar orientações sobre os serviços de assistência existentes na rede municipal. O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e pode provocar inúmeros problemas de saúde psicológica e física. Não escolhe classe social, idade ou sexo. Destacaremos as consequências negativas do uso do álcool para que a população se conscientize sobre os riscos", explicou o secretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de São Gonçalo, Luciano Gomes.
Na quarta-feira (27), dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo não terá atividade, ela retorna no dia 28 no auditório da Universidade Salgado Oliveira (Universo) na Trindade a partir das 13h e no dia seguinte estará no Colégio Municipal Dr. Armando Leão Ferreira, Porto Novo, durante todo o dia.