Vacina contra a gripe é estendida em Petrópolis por determinação do Ministério da Saúde
Mais de 60 mil pessoas já foram imunizados no município
(Foto: Divulgação / Internet)
A Secretaria de Saúde de Petrópolis vai estender a vacinação contra a gripe a partir desta segunda-feira, 25. Os 40 postos espalhados pela cidade estarão imunizando não só adultos entre 50 e 59 anos mas também crianças com idade entre cinco e nove anos. O Ministério da Saúde determinou que o município continue vacinando a população até que o estoque acabe.
Das 93 mil pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha, 65 milforam imunizadasaté o momento. O número representa 69% do índice que a Secretaria Municipal de Saúde pretende atingir, que é de 90%.
No ano passado foram vacinadas quase 78 mil pessoas, índice que atingiu 82,93 % da meta prevista pela pasta.
Dentro do público que o ?"rgão pretende atingir estão idosos, gestantes e mulheres em estágio puerperal (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de doenças crônicas, professores e profissionais de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Silmar Fortes, afirma que a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a gripe e as complicações dela e, pra isso, é fundamental que as pessoas se dirijam aos postos pra se protegerem. " A gripe pode ser provocada pelo vírus Influenza e ser agravada entre a população mais vulnerável à doença", disse Fortes.
"A transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas ao tossir, espirrar e falar. Pra evitar a propagação da doença é importante que as pessoas estejam com as mãos limpas, utilizem álcool em gel e evitem compartilhar objetos de uso pessoal", afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis, Elizabeth Wildberger.
O atendimento nos 40 postos de saúde municipais ocorre entre 8h e 16h, sendo suspenso apenas por uma hora no horário do almoço.