População carioca acima de 18 anos deverá estar vacinada contra a covid-19 até o dia 23 de outubro. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que as doses de reforço já foram garantidas e divulgou nesta sexta-feira (21) calendário de vacinação do município do Rio de Janeiro.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Márcio Garcia, divulgou que 28,1% da população carioca recebeu a primeira dose de vacina contra a covid-19. Ele divulgou também o cronograma de vacinação para trabalhadores da Educação com mais de 49 anos. A imunização da categoria estava proibida no Rio de Janeiro por decisão judicial. Recomeça nesta segunda-feira.
O secretário fez um alerta para que aqueles que já foram vacinados não deixem de receber a segunda dose, aproximadamente um milhão de pessoas. Desses, 120 mil perderam a data.
“Se a data já passou, não deixe de procurar uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. A gente espera que as pessoas com idade acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou comorbidades mais cuja data da vacinação já passou devem procurar uma unidade a qualquer dia”, disse.
O secretário disse ainda que a repescagem dos idosos deve ser feita até o último dia do mês de maio para pessoas que têm 60 anos ou mais e que por algum motivo deixaram de tomar o imunizante. O prazo final para esse grupo será a próxima sexta-feira.
“A gente precisa dessas etapas para que a gente possa ter o máximo possível da população protegida e avançar”.
Ouça no podcast Eu, Rio! O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Márcio Garcia, sobre a segunda dose da vacinação.