A Prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, concluiu, ontem, quinta-feira (20), a instalação de 46 placas da Rua Ator Paulo Gustavo, uma das mais importantes da Zona Sul da cidade.
A via, que se chamava coronel Moreira César, passa agora a homenagear Paulo Gustavo, artista niteroiense que morreu em 04 de maio, por complicações da covid-19.
A troca foi aprovada por 90% dos cidadãos da cidade em consulta pública com mais de 34 mil participantes e confirmada pela Câmara de Vereadores.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a homenagem da 'Cidade Sorriso' ao ator, que jamais escondeu em suas peças o apreço a Niterói e contribuiu para tornar mais conhecida em oto a paisagem e os hábitos de sua terra natal
Além das placas normais de endereço, outras trazem o rosto e frases marcantes do comediante que inundaram as redes sociais logo após a notícia de sua morte, como "rir é um ato de resistência". Essas placas vão fazer parte do Circuito Cultural Ator Paulo Gustavo, outra homenagem do município.
O circuito inclui locais da cidade em que o ator frequentava e que foram cenários em seus filmes.
A cidade ainda vai ganhar uma estátua de Paulo Gustavo em Campo de São Bento, chamado por ele de Central Park – numa referência a famosa área de Nova York, no Estados Unidos. O parque de Niterói foi cenário de várias situações protagonizadas por sua personagem mais famosa, a Dona Hermínia, inspirada na mãe de Paulo Gustavo.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, considera a homenagem um reconhecimento ao artista, que sempre demonstrava seu amor pela cidade.
O ator Paulo Gustavo lutou contra a Covid-19 durante 52 dias, internado em um hospital na capital fluminense. Vídeos privados compartilhados nas redes sociais por amigos do ator mostraram a preocupação que ele tinha com a doença, antes de ser infectado, e até um clamor pela vacinação. As mensagens eram sempre marcadas pelo humor característico do artista.