TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Preso por foto, violoncelista negro é absolvido sumariamente

Fórum de Niterói inocenta Luiz Carlos Justino de assalto a mão armada, pois, no horário do ataque, músico se apresentava em padaria com a Orquestra da Grota

Por Portal Eu, Rio! em 10/06/2021 às 00:04:57

Na Orquestra da Grota desde os seis anos, Luiz Carlos Justino receberá uma homenagem dos colegas pela sua absolvição, em uma live no Solar do Jambeiro, em Niterói. Foto: Acervo Prefeitura de Niterói

O violoncelista Luiz Carlos Justino, jovem negro que ficou preso por quatro dias em setembro do ano passado, sem provas, foi absolvido nesta quarta (9/6) do processo no Fórum de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na saída da audiência, o músico disse estar aliviado e esperar que casos como o dele não voltem a se repetir. A advogada do músico, Maria Clara Mendonça, informou que ele foi absolvido sumariamente, com as provas sendo consideradas ilegais.

Ele foi acusado de ser o autor de um assalto à mão armada em 2017 e tinha sido reconhecido pela vítima a partir de uma fotografia do banco de imagens da Polícia. O assalto ocorreu no bairro de Vila Progresso, também em Niterói. No entanto, no mesmo dia e horário do crime Justino estava se apresentando com a Orquestra em uma padaria. Apesar de ter sido solto, ele continuou respondendo ao processo.

Ouça no podcast do Eu, Rio!(eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a absolvição do violoncelista de Niterói, que passou quatro dias preso por reconhecimento fotográfico, até provar que estava trabalhando em outro local, no horário do assalto do qual foi acusado.

Luiz Carlos integra desde os 6 anos de idade o projeto da Orquestra de Cordas da Grota, da comunidade chamada de Grota do Surucucu. Em apoio a Luiz Carlos Justino, colegas da Orquestra da Grota estiveram no Fórum e se apresentaram na calçada do prédio. O presidente do Espaço Cultural da Grota, Paulo de Tarso, disse que a justiça foi feita após o que chamou de "pesadelo acordado" e também que espera ver o caso se torne um marco. A Orquestra Cordas da Grota vai celebrar nesta quinta-feira a absolvição de Luiz Carlos Justino com um concerto virtual nas redes sociais do Solar do Jambeiro, espaço cultural da prefeitura de Niterói.


Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.