A figura do contador como um profissional associado a questões meramente burocráticas, que em breve se tornará obsoleto graças à tecnologia, está ultrapassada. A exemplo de muitos outros no país, o setor de contabilidade tem se valido das inovações para acelerar seu processo de transformação. E, com as soluções digitais como aliadas, o contador vem assumindo função estratégica nas empresas.
“O papel do contador é muito mais amplo e de valor agregado. Ele precisa, porém, se posicionar frente às empresas e aos seus pares – dizer a que veio e mostrar como pode ser útil para ajudar os negócios a prosperarem”, diz Edson Teixer, sócio da IRKO e responsável pelas operações da empresa no Rio de Janeiro.
Esse perfil de profissional ganha ainda mais importância em um momento desafiador como este para as empresas brasileiras. Com conhecimento contábil, fiscal e financeiro, ele possui uma visão abrangente do negócio e pode ajudar a companhia a melhorar sua performance e cortar custos.
A IRKO vem apostando na transformação digital e tem se destacado nesse processo. Nos últimos três anos, comprou duas fintechs, investiu na criação de soluções e softwares próprios, e tem diversificado suas atividades.
“Na revolução da Indústria 4.0, os profissionais de praticamente todas as áreas vão de remodelando e se moldando a essa nova realidade. Isso não poderia ser diferente no nosso setor. Por isso, estamos trabalhando no desenvolvimento do Contador 4.0”, afirma Teixer.
Edson Teixer. Foto: Divulgação
Em entrevista ao Portal Eu, Rio!, Edson Teixer explica o papel do "Contador 4.0" no atual momento de pandemia.
Portal Eu, Rio!: O que é o Contador 4.0?
Edson Teixer: Essa é uma referência ao perfil esperado do profissional da área contábil para atuar na Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial. Ela engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas ¬– como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem – que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. É o perfil de um profissional mais dinâmico, com perfil mais consultivo e de análise de dados.
PER: Nessa migração para um perfil mais consultivo, que tipo de novos serviços os contadores estão preparados para oferecer?
ET: Os contadores são profundos conhecedores dos negócios e segmentos de atuação dos seus clientes. Acompanham indicadores de performance financeira das empresas e são profissionais de confiança dos empresários, porém são consumidos severamente por atividades voltadas em grande parte para o atendimento das obrigações legais e de natureza burocrática.
Com o apoio da utilização das novas tecnologias, essas atividades burocráticas serão feitas de forma mais eficiente e rápida, liberando tempo para que o contador possa desenvolver serviços de maior valor agregado às empresas, como contribuir para a gestão do fluxo de caixa e do capital de giro e para as estratégias de financiamento e captação de recursos voltados à expansão da companhia.
Nesse sentido, esses profissionais também possuem os conhecimentos necessários para analisar a viabilidade do lançamento de novos produtos ou da entrada em novos segmentos de mercado, assim como na busca por novos investimentos ou aquisições.
As empresas ainda podem contar com os seus contadores para fazer seus planejamentos tributários e entender e acompanhar melhor os indicadores de gestão para sua melhoria contínua.
A lista é bastante grande. Incluiria também o auxílio nas reorganizações societárias e processos sucessórios, o mapeamento de processos e apoio na implementação e melhoria de controles internos e de governança, e de processos de gestão de riscos.
PER: Como esses profissionais podem ajudar as empresas em um momento desafiador como este?
ET: A crise e a pandemia demostraram a importância de um contador com perfil consultivo em um momento que as empresas, por uma questão de sobrevivência, precisaram e ainda estão precisando rever a sua atual estrutura de custos, principalmente para tudo aquilo que não é parte do seu “core business”.
Muitos negócios terão de renegociar prazos de recebimentos e pagamentos com os seus clientes e fornecedores, além de revisar contratos e fazer uma gestão mais assertiva e precisa do seu fluxo de caixa.
O contador pode auxiliar em todas essas medidas, além de ajudar as empresas a tomar decisões importantes sobre o aproveitamento (ou não) dos poucos programas oferecidos pelos governos e a avaliar as necessidades de captação de recursos.
Adicionalmente houve um aumento grande com relação ao interesse pela terceirização das atividades de backoffice oferecidas pelos escritórios contábeis, como processos contábil, fiscal, folha de pagamento e financeiro.
PER: O setor de contabilidade abriga desde empresas grandes até pequenos escritórios e profissionais autônomos. Como garantir que a transformação digital chegue a todos?
ET: O Brasil é um país formado por empresas de pequeno e médio porte, que podem se beneficiar muito de um modelo de terceirização das suas atividades de apoio (que não fazem parte do core business) com um escritório contábil.
Apesar disso, estudos da ABRAPSA indicam que menos do que 20% das empresas no Brasil terceiriza os seus processos nas áreas contábil, fiscal, folha de pagamento e financeiro. É um índice muito pequeno se comparado aos de outros países mais desenvolvidos.
É esse potencial mercado, de 80% de empresas que ainda não terceirizam os seus processos de backoffice com escritórios contábeis, que mantém tantas empresas de tecnologia interessadas no segmento.
Como ponto de partida, é muito importante que o profissional contábil ou o empresário do setor procurem atualizar-se das novidades e conhecer essas soluções. Existem desde empresas com foco e interesse em atender os escritórios contábeis de maior porte até outras com produtos exclusivamente voltados para os pequenos escritórios ou profissionais autônomos.
Com o advento de tecnologias que serão cada vez mais acessíveis para todos os tipos de escritórios, o empresário da área contábil terá uma grande oportunidade de digitalizar o seu modelo de atendimento aos seus clientes.