Botafogo perdeu para o Bahia por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (20) pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, apesar de ter criado inúmeras chances de gol, que acabaram acertando a trave e o travessão adversário no primeiro tempo, além das grandes defesas feitas pelo goleiro Douglas, que salvou o time baiano em pelo menos três lances no segundo tempo, entre elas uma cabeçada a queima roupa. Mas foi numa falha dele que Rodrigo Pimpão marcou o gol que deixa o Botafogo ainda vivo na competição, podendo ganhar por a 1 a 0 na partida de volta no Estádio Nilton Santos no próximo dia 3 de outubro. Ramires e Clayton fizeram os gols do Bahia em falhas do goleiro Diego Loureiro que substituiu o Saulo, poupado.
Na primeira chance da partida, logo aos 3 minutos de jogo, saiu o gol do Bahia. Ramires aproveitou bola espirrada na entrada da área e chutou para marcar. Atrás no marcador, o Botafogo ainda perdeu seu camisa 10, Léo Valença saiu lesionado após dividida aos 14, sendo substituído por Luiz Fernando. Aos 28, bola roubada pela esquerda do ataque alvinegro, mas fulano cruza nas mãos do goleiro. Aos 33 bola rebatida na frente da área sobra pra Nino Paraíba que encheu o pé, mas a bola saiu a esquerda do gol de Diego, no minuto seguinte nova chance do Bahia, Edigar Júnio chutou rasteiro a direita do gol depois aos 38 Diego salvou o Botafogo com uma grande defesa em cabeçada de Clayton. Logo em seguida aos 39, grande lançamento de Igor Rabello que achou Brenner na área, ele pegou de primeira e a bola acertou a trave. Aos 41 foi a vez de Pimpão carimbar a trave do goleiro Douglas.
Mais chances perdidas e vantagem numérica não aproveitada
Disposto a arrancar o empate, o Botafogo teve boa chance aos 9 em falta batida por Luis Fernando na esquerda do ataque, goleiro Douglas desvia para escanteio. No minuto seguinte em um bate rebate Groli e depois Lucas Fonseca, em cima linha, salvam o Bahia de sofrer o empate. Aos 12 em bola perigosa pela direita, Diego salva o Botafogo. Aos 14 depois de escanteio pela esquerda Cleiton desvia para a frente do gol e contou com a ajuda de Diego que espalmou para dentro do gol. No ataque seguinte foi vez do outro goleiro falhar, Douglas bateu roupa e Rodrigo Pimpão se antecipou a Lucas Fonseca para diminuir. Aos 22 o goleiro do Bahia se redimiu ao fazer grande defesa em cabeçada de Benevenuto que após escanteio pela direita ganhou da zaga em lance que gerou novo tiro de canto, na conclusão do lance Benevenuto teve nova chance mas Douglas fez nova defesa. Aos 26 o Botafogo desperdiçou ótimo contra ataque, depois que Gilson esticou para Pimpão, que segurou a bola e rolou para a chegada de Luiz Fernando que chuta forte, mas Douglas salva de novo.
Aos 30 o lateral esquerdo Léo Pelé fez falta em Luiz Fernando fora do lance e foi expulso, deixando o Bahia com um a menos. Mas o Botafogo não conseguiu transformar a vantagem numérica em gol. A melhor chance foi do Bahia que aos 45 em cobrança de falta na entrada da área batida por Vinicius que passou raspando acima do ângulo direito de Diego que nem se mexeu. Aos 48 Brenner subiu em escanteio pela esquerda e cabeceou para fácil defesa de Douglas.
O Botafogo segue na capital baiana onde enfrenta o Vitória no próximo domingo (23) pelo Campeonato Brasileiro, por outro lado o Bahia vem ao Rio enfrentar o Vasco em partida que será disputada em São Januário na segunda-feira.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 1 BOTAFOGO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20 de setembro de 2018 (quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Público: 13.725 pagantes
Árbitro: Pieró Maza (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Ríos (Chile)
Cartão Amarelo: Gregore, Nino Paraíba (Bahia) Jean, Gustavo Bochecha, Igor Rabello (Botafogo)
Cartão Vermelho: Léo (Bahia)
Gols:
BAHIA: Ramires aos quatro minutos do primeiro tempo; Clayton, aos 14 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Rodrigo Pimpão, aos 16 minutos do segundo tempo
BAHIA: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Douglas Grolli, Lucas Fonseca (Everson) e Léo; Elton, Gregore, Zé Rafael(Vinicius), Ramires e Clayton(Júnior Brumado); Edigar Junio
Técnico: Enderson Moreira
BOTAFOGO: Diego, Luis Ricardo, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Gilson; Jean(Aguirre), Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha e Leo Valencia(Luiz Fernando); Rodrigo Pimpão(Marcinho) e Brenner
Técnico: Zé Ricardo