TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Banco de sangue do Pedro Ernesto participa do 'Junho Vermelho'

Vão ser realizadas diversas ações ao redor do mundo para relembrar a importância da doação

Por Portal Eu, Rio! em 12/06/2021 às 15:00:38

Foto: Divulgação Governo do Rio

O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), está participando da campanha Junho Vermelho, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Ao longo de todo o mês, vão ser realizadas diversas ações ao redor do mundo para relembrar a importância da doação.

Para Flávia Miranda, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, a data é de extrema importância, ainda mais nos dias de hoje. A unidade fica em Vila Isabel, na Zona Norte da capital.

- A pandemia tem afastado os doadores, mas agora é quando mais necessitamos, pois estamos com dois públicos hospitalizados: os pacientes com Covid-19, que ficam por mais tempo no CTI; e os demais pacientes internados por outros motivos - explicou.

O Banco de Sangue está em estado crítico, principalmente dos tipos O+ e A+. O procedimento de doação, desde a chegada no hospital até a saída, dura cerca de 50 minutos e é acompanhado de medidas protetivas.

- Nós seguimos todas as regras sanitárias de distanciamento e higienização. Os voluntários ficam em locais isolados. Desde o momento da triagem até a coleta, há distância segura entre os doadores. Além disso, o Banco de Sangue fica do lado de fora do Hupe, então não há contato com pessoas internadas - ressaltou.

Quem preferir pode agendar horário pelo telefone (21) 2868-8134, mas as doações também ocorrem sem horário marcado. É preciso apresentar documento com foto que permita a identificação do doador.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de Setembro, 109, Vila Isabel, Zona Norte do Rio. A Uerj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Seja solidário, ajude a salvar vidas!

Tire dúvidas:

Quem teve Covid-19 pode doar sangue? Sim.

- Com sintomas leves, aguardar 30 dias após o fim dos sintomas.

- Com sintomas graves e internação, aguardar 12 meses.

Quem tomou vacina pode doar? Sim.

- Sinovac/Butantan: aguardar 48 horas para doar.

- AstraZeneca/Fiocruz (Oxford): aguardar 7 dias para doar.

- Pfizer: aguardar 7 dias para doar.

- Influenza (contra a gripe): aguardar 48 horas para doar.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.