O Portal dos Procurados divulga nesta quinta-feira (17/6), um cartaz para ajudar nas investigações da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense – DHBF – para obter informações que levem aos envolvidos nas mortes dos Policiais Militares SD PM Sérgio Magalhães Belchior e do Cabo PM Helder Augusto Gonçalves Silveira. Os dois policiais militares foram assassinados na madrugada desta quinta-feira (17), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Eles estavam dentro de uma viatura, na Estrada D, perto da Via Dutra, no bairro da Posse, quando foram baleados.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a execução dos dois PM's, em uma das saídas da Via Dutra, a mais movimentada do País, para Nova Iguaçu.
Socorridos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, no mesmo bairro, os agentes não resistiram aos ferimentos. De acordo com os agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), as armas dos PMs, um fuzil e uma pistola, foram levadas pelos executores. Os PMs eram lotados no 24º BPM (Queimados), também na Baixada, e estavam cumprindo Regime Adicional de Serviço (RAS) no 20º BPM (Nova Iguaçu) quando foram atacados. A viatura em que eles estavam ficou bastante danificada pelos disparos.
Policiais da DHBF estiveram no local e fizeram a perícia do veículo. Os agentes vão procurar imagens de câmera de segurança para ajudar a identificar a autoria do crime. A DHBF está encarregada do caso e do inquérito criminal.
A Polícia Militar divulgou uma nota oficial, assinada pelo secretário de Estado, informando o emprego de todos os meios necessários para identificar e prender os autores do crime. Na nota, como se tornou hábito na comunicação das autoridades de segurança do Rio, é feita uma crítica, dessa vez velada, à determinação do Supremo Tribunal Federal fixando condicionantes às operações policiais em favelas. Eis a íntegra do comunicado:
SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍCIA MILITAR
Acordamos hoje com a inaceitável notícia da mortes de dois policiais militares no Rio de Janeiro: cabo Helder e soldado Belchior.
Eles estavam de serviço próximo a Via Dutra, em Nova Iguaçu e foram EXECUTADOS por marginais.
Dou o recado a esses marginais: se entreguem e venham com as armas roubadas. Nós iremos prendê-los. Toda a Polícia Militar estará empenhada atrás de vocês.
Pedirei ao Secretario da Polícia Civil, através da DH, todo empenho nas investigações.
A familia, meus sinceros sentimentos, não tenho palavras para expressar a perda, fica também minha indignação e sofrimento, não posso aceitar enterrar policiais militares executados por criminosos.
Aos Ministros do STF, peço que apoiem as Forças de Segurança do Rio de Janeiro, somente nós sabemos como enfrentar o crime organizado no nosso Estado, somos instituições com mais de 200 anos, dando nosso suor e sangue.
Respeitamos as Leis e o Judiciário, e somos a última barreira para a Sociedade da barbárie.
Finalmente, faço um apelo a Sociedade, não fiquem indiferentes. defendam as Forças de Segurança, nós precisamos de vocês!
CEL PM ROGÉRIO FIGUEREDO
Coordenadoria de Comunicação Social.
Com a morte do dois PM, chega a trinta e sete o número de Agentes de Segurança mortos em 2021. Sendo vinte e cinco da Polícia Militar/RJ, dois da Marinha do Brasil, dois do EB/Exército Brasileiro, dois da Polícia Civil, um da Guarda Municipal, um do Degase, dois Agente Penitenciário e um Policial Miliar do Estado de São Paulo, morto em abril, em Barra Mansa. Em 2021, o Instituto Fogo Cruzado mapeou 89 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio. Do total de agentes de segurança baleados, 71 eram policiais militares: 25 morreram.
O Disque Denúncia recebe informações sobre a morte dos Agentes de Segurança, nos seguintes canais de atendimento:
Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099
(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177
APP "Disque Denúncia RJ"
Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,
https://twitter.com/PProcurados (mensagens).
O Anonimato é Garantido.
Fonte: Portal dos Procurados e Fogo Cruzado