TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Morar e estudar fora é um sonho possível para os brasileiros

Existem categorias de vistos para profissionais que dão a oportunidade sem a necessidade de uma oferta de emprego

Por Portal Eu, Rio! em 22/06/2021 às 16:39:34

Foto: Divulgação

Morar e estudar fora é um sonho possível para os brasileiros. E é mais acessível do que se imagina. Existem categorias de vistos para profissionais que dão a oportunidade sem a necessidade de uma oferta de emprego de uma empresa americana ou ainda precisar investir em solo internacional. São os vistos EB1 e EB2 NIW, concedidos a profissionais com boa experiência em suas áreas de conhecimento e que, além da habilitação e experiência comprovadas, possuem também um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer de sua carreira.

No último ano, cerca de 19.825 brasileiros conseguiram o Green Card, visto que permite residência nos Estados Unidos. Esse número representa um crescimento de 28,7% em relação ao ano anterior. Os dados são do levantamento do escritório especializado em imigração AG Immigration com sede nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre o assunto, o Portal Eu, Rio! entrevistou o advogado especialista em direito internacional, Leonardo Leão.

Portal Eu, Rio!: O que é o Green Card e por que ele parecer ser algo tão distante para os brasileiros?

Leonardo Leão: O Green Card dá o privilégio de residir permanentemente nos Estados Unidos, com direito a trabalho e possui validade de 10 anos. Por muito tempo criou-se uma lenda de que ir para os Estados Unidos é algo impossível. Mas não é verdade. A legislação imigratória americana mostra que é possível, apenas é necessário buscar uma assessoria imigratória de confiança para analisar individualmente o perfil.

PER: Quais são as principais formas de consegui-lo?

LL: Por vínculos familiares, ou da forma que muitos brasileiros tem conseguido: por qualificações profissionais. Quando você possui uma especialização e experiência na sua área e que ela possa cumprir alguma lacuna para a sociedade americana.

PER: O que é o visto EB1 e EB2 NIWok? Quais são os tipos de profissionais que se enquadram?

LL: São os vistos concedidos a profissionais com longa experiência em suas áreas de conhecimento e que, além da habilitação e experiência comprovadas, possuem também um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer de sua carreira.

Profissionais de diversos segmentos, telecomunicações, por exemplo, ou ainda esporte, medicina, na área das ciências e até artes podem solicitar esse processo que custa, em média, R$ 22 mil dólares e é dividido em três fases que duram até dois anos.

Para qualquer uma dessas categorias, reunir antecipadamente documentos que certifiquem as qualificações é essencial. Ser membro de associações, participar ativamente do setor em que atua e até mesmo prêmios aumentam a elegibilidade para o visto.

PER: Quem ainda não possui uma longa experiência como profissional na área, como se planejar para realizar o sonho futuramente?

LL: O nosso conselho é marcar uma consultoria com uma assessoria qualificada para que seja criado um plano de ação para que a pessoa se qualifique e atue em uma área que seja interessante para a a sociedade americana, por exemplo.

PER: Para quem se encaixa no perfil, qual primeiro passo para conseguir o Green Card?

LL: A primeira fase é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) de um dossiê com as comprovações de mérito, que pode aprovar, exigir mais informações ou até negar o pedido. Já a segunda parte, o National Visa Center solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e exames médicos com um profissional credenciado. A terceira e última fase, por sua vez, compõe-se de uma entrevista no consulado americano.

Existem três subcategorias para a petição EB-1: EB-1A, para profissionais com habilidades extraordinárias; EB-1B, para professores e pesquisadores de destaque; e EB-1C, para executivos internacionais.

No EB-2 NIW se enquadram profissionais dos mais diferentes setores, mas que tenham grau avançado de estudos (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado) e 5 anos de experiência. Profissionais que tenham habilidade excepcional na sua área de atuação, também devem atestar que seus trabalhos podem colaborar com a economia, cultura ou educação nos EUA.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.