A vacina da Janssen vai ser a primeira vacina em dose única no programa nacional de imunização.
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga reafirmou que, com essa remessa e outras que virão, espera conseguir imunizar toda a população adulta com a primeira dose até setembro.
Além da vacina da Janssen, nesta quarta-feira (23), também devem chegar mais de 500 mil doses da vacina da Pfizer. Outros lotes da vacina devem chegar também na quinta, dia 24 e no domingo, dia 27.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, já foram distribuídas mais de 123 milhões de doses da vacina para os estados e municípios.
Já a Fiocruz espera receber o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ainda nesta quarta-feira (23) para a produção de vacina contra a covid-19 O avião com o Ingrediente chega no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o RioGaleão.
O IFA vem da China, importado pela AstraZeneca e esta remessa vai garantir a produção de cerca de 5,8 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, com este lote, ficam asseguradas entregas semanais da vacina até 16 de julho.
A Fiocruz informou ainda que aguarda confirmação da possibilidade de acelerar as próximas remessas do componente, já que permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo. O acordo de transferência de tecnologia do imunizante foi assinado com a biofarmacêutica no dia 1º deste mês. A expectativa é que a primeira remessa da vacina, totalmente produzida no Brasil, esteja disponível em outubro.
O IFA começou a chegar à Fiocruz em fevereiro deste ano. Desde então a instituição já entregou 54,8 milhões doses da vacina AstraZeneca/Oxford.