O Americano e o America venceram a partida de volta pela semifinal do Campeonato Carioca da Série B1 e garantiram vaga na seletiva da elite estadual. O time campista venceu o Audax por 2 a 0 em Cardoso Moreira, no Norte Fluminense. Já o time rubro superou o Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
America vence sem sustos
Jogando em Édson Passos, o America poderia perder por até três gols de diferença que estaria classificado. Apesar da vantagem, o time rubro foi agressivo e inaugurar o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Em chute de Anderson Kunzel de fora da área, Felipe Pará desviou no meio do caminho tirando qualquer chance de defesa do goleiro do Sampaio, George. Ainda na etapa inicial, aos 43 minutos, Daniel aproveitou rebote do arqueiro em cruzamento da esquerda e ampliou a vantagem para os donos da casa.
Na volta para o segundo tempo, o America controlou a grande vantagem que tinha. Com isso, o time visitante saiu mais para o jogo e obrigou o goleiro Rafael a trabalhar por duas vezes. Apesar das duas boas defesas, o arqueiro sentiu uma contusão e deu lugar a Filipe aos 28 minutos. Pouco depois, o Sampaio Corrêa fez o gol de honra em belo chute de fora da área de Kaká Mendes, mas nada que acabasse com a festa de mais de mil torcedores presentes ao Giulite Coutinho.
Americano aproveita um homem a mais e confirma o acesso
O time de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, poderia perder por um gol de diferença, mas assim que o árbitro autorizou a partida, notou-se que o Americano não jogaria pensando apenas na vantagem. Assustando logo aos nove minutos, em belo chute de Cláudio Maradona defendido por Max, o Cano pouco era ameaçado pelo Audax. E a situação ficou ainda mais confortável quando a Laranja Meritiense perdeu Rodrigo Almeida, que foi expulso foi falta duríssima em Maikon Aquino no final da etapa inicial.
Com um jogador a mais, o Alvi-Negro Campista viu o caminho para o acesso ser consolidado quando Marcelo tocou com a mão na bola dentro da área do Audax. Pênalti marcado e convertido por Marquinhos aos seis minutos do segundo tempo. Com a vantagem numérica em campo e no placar, o Americano apenas controlava a bola.
Precisando fazer três gols e com um jogador expulso, o time da Baixada tentava um milagre, mas tinha que cuidar com os espaços que dava para o adversário. Ciente da situação da equipe oponente, o Cano apenas esperava a oportunidade para matar o jogo. E em jogada de velocidade, Cláudio Maradona recebeu e tranquilamente liquidou a fatura a favor do time de Campos.
Final e Seletiva 2019
A partida final será decidida em jogo único no próximo sábado em horário e local que serão definidos pela Fferj. O que se saber é que os dois times vão disputar a seletiva para o Campeonato Carioca 2019 com outros quatro times, que são Nova Iguaçu, Macaé, Goytacaz e Resende. A seletiva vai começar ainda na atual temporada, no dia 22 de dezembro. Assim como a final da segundona, Americano e America também vão se enfrentar na abertura da competição.