Diariamente, as redes sociais dão palco para discussões inusitadas. Desta vez, o debate que viralizou nos últimos dias foi impulsionado por uma postagem da publicitária e produtora de podcast, Carol Rocha. A treta começou no Twitter, mas acabou movimentando outras redes como o TikTok e o Instagram.?
No post, Carol pediu que a geração Z listasse os hábitos que achavam “cringe” na geração Millennials.?Na ocasião, ela começou a receber respostas que chamaram? a atenção para o assunto e alavancaram o uso da hashtag #cringe.? Desde então, uma guerra divertida entre os usuários das diferentes gerações passou a gerar os mais diversos tipos de memes.
Mas, para entender a discussão, é necessário compreender alguns significados.? Primeiramente, é importante relembrar quem é quem. De um lado está a geração Z, que é composta por indivíduos nascidos entre os anos de 1990 e 2010. Do outro, a geração Millenials , que é formada por pessoas nascidas entre 1980 e 1996.?
Depois de saber isso, é o momento de conhecer o significado e a origem da palavra cringe. Originalmente, o termo é inglês e pode significar duas coisas: envergonhado / constrangido ou também? se sentir acuado, com medo de alguém? ou de alguma coisa perigosa.?
Porém, no caso do debate, a expressão acabou sendo relacionada aos hábitos que dão vergonha alheia. Para a geração Z, alguns deles são considerados antiquados e muito comuns na geração Millenials.?Então, se você nasceu nas décadas referentes aos Millenials, há uma grande chance de ser um cringe de carteirinha. Para confirmar, basta conhecer as características listadas pelos Z.?
A lista é extensa e inclui coisas como gostar da série Friends, não ter superado o amor por Harry Poter, curtir a Disney, usar calça skinny, emojis e tomar café da manhã. Também entraram na relação dos “micos” falar boleto, calçar sapatilhas de bico redondo, jogar o cabelo de lado e beber cerveja de litrão.??
Apesar dos ataques,? os Millenials não recuaram e resolveram atacar. A resposta não demorou e surgiu com uma outra lista cringe contra a Geração Z.? Neste caso, os Millenials classificaram como cringe as dancinhas do TikTok, usar fancam para postar nas redes sociais, utlizar emojis como ironia e ainda deixar o cabelo partido no meio.? Resumindo, cringe pode virar um sinônimo de vergonha alheia. Contudo, dependendo da sua geração, isso pode não ser um problema.
As tretas: