Moradores e amigos de Muriqui e da Vila Progresso, em Niterói, se reúnem, nesse sábado (26), a partir das 9h, para realizar o primeiro Plogging na região.
A modalidade consiste na prática de uma atividade física, como caminhada ou corrida, recolhendo lixos e resíduos no percurso. A prática começou na Suécia e vem ganhando adeptos no Brasil.
Nesse caso, a ideia surgiu como uma forma de alerta para os despejos indiscriminados de lixo e entulho, na via que começa na Estrada Caetano Monteiro, na Vila Progresso e termina na Estrada da Paciência, no bairro Rio do Ouro.
A região faz parte da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, principal área de Mata Atlântica da cidade. E segundo os moradores e visitantes, encontra-se abandonada pelas autoridades públicas e empresas privadas consorciadas.
Há relatos de carros flagrados, diversas vezes, levando entulho de obra e descartando no meio da estrada. Também são registrados constantes rompimentos nas tubulações de água e esgoto, deixando o caminho difícil para os moradores, razões pelas quais o grupo pretende criar uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente, com descarte adequado do lixo e da prática de atividade física.
Na caminhada, os participantes levarão álcool 70%, sacos de lixo, luvas, máscaras e água. Prometem também muita disposição para o trabalho ecológico combinado com exercício físico.
Dois moradores darão apoio de carro, recolhendo os sacos com os resíduos que forem encontrados no caminho.
Esta não é a primeira vez que o movimento ocorre no Brasil.