TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fique atento à saúde dos seus animais durante o inverno

Saiba quais cuidados os tutores devem ter e a que problemas eles estão expostos

Por Portal Eu, Rio! em 30/06/2021 às 09:46:38

Foto: Divulgação

No verão tendemos a nos preocupar mais com a saúde dos pets – não passear em horários de pico de calor, hidratá-los bem e manter a tosa em dia são alguns dos cuidados básicos que passamos a ter nesta época do ano. Mas, ao contrário do que muitos pensam, quando chega o inverno também é preciso se atentar a certos hábitos para garantir a saúde e o bem-estar do bichinho.

No dia 21 de junho entramos oficialmente na estação mais fria do ano. Nesta temporada, costumamos nos vestir com roupas mais quentinhas e nos mantemos debaixo das cobertas sempre que possível. Mas muitos tutores acreditam que, no caso dos pets, apenas o pelo é suficiente para suprir a necessidade de proteção. Em alguns casos, como o dos Husky Siberianos, por exemplo, o organismo já está preparado para lidar bem com o frio. Mas em cachorrinhos menores é preciso ter atenção.

A médica veterinária do Plano My Pet, Isabela Canto, explica que assim como em humanos, gripes e resfriados tendem a aparecer com mais frequência em cachorros e gatos durante o inverno, como a chamada tosse dos canis. “Se os tutores puderem optar por vacinar o seu bichinho, eles podem e devem receber esta proteção, já que muitas raças não possuem uma imunidade suficientemente forte para este tipo de doença", orienta ela.

A veterinária conta que, além da gripe, outra doença comum durante os meses do inverno é a bronquite – um processo de inflamação nos brônquios, causada muitas vezes por agentes infecciosos ou ambientais assim como alérgenos. Os sintomas mais comuns são tosse, dificuldade respiratória e espirros. A otite também costuma afligir os papais e mamães de pet. “Neste caso, é preciso receber acompanhamento veterinário adequado, pois a inflamação no ouvido pode evoluir para outros tipos de problemas de saúde,” alerta Isabela.

Fungos e ácaros também podem ser responsáveis pelo surgimento de dermatites. As feridinhas na pele podem aparecer nos animais e gerar grande desconforto, causando coceiras. Em cachorros que já apresentam problemas cardíacos, o inverno pode causar ainda edema pulmonar e pneumonia. Fique atento aos principais sintomas, que são dificuldade para respirar, tosse, língua roxa e ruídos na respiração.

Para além das doenças cardiorrespiratórias, é importante estar atento ao ritmo de exercícios feitos pelo cachorro ou gato no inverno. Nesta época do ano, os casos de obesidade animal tendem a aumentar. Se o frio gera preguiça nos tutores, este sentimento pode se estender aos bichinhos, fazendo com que eles fiquem sedentários e muito mais tempo dentro de casa do que o normal.

Para evitar problemas de saúde e garantir o bem-estar do seu pet durante o inverno, a primeira dica que a veterinária dá é conferir se todas as vacinas estão em dia, incluindo a contra tosse dos canis. Isabela Canto complementa: “se o seu cachorro dorme do lado de fora de casa, providencie cobertores e agasalhos para garantir que ele não sentirá frio durante a madrugada. Diminuir a quantidade de banhos pode ajudar no não desenvolvimento de certas doenças, bem como manter a pelagem mais longa. Se for preciso, agasalhe o pet com roupinhas próprias para animais,” finaliza Isabela.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.