TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Justiça do Rio condena Gabriel Monteiro a pagar indenização ao Coronel Ibis

Assessor da deputada Renata Souza foi acusado pelo vereador de envolvimento com traficantes do Complexo da Maré

Por Moura Júnior em 01/07/2021 às 20:50:53

Vereador Gabriel Monteiro. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (1), por meio das suas redes sociais, o coronel Ibis Pereira publicou um post sobre a condenação na justiça do ex-PM e atual vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro. Na publicação, Ibis comunicou que Gabriel vai ser obrigado a pagar 40 salários mínimos por ter gravado um vídeo que viralizou na internet. No conteúdo, ele foi acusado de envolvimento com traficantes do Complexo da Maré, na Zona Norte carioca.

Ainda na postagem, o assessor da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) reafirmou sua idoneidade e dedicação profissional. Também ressaltou a injustiça cometida por Gabriel Monteiro.

"Minha dignidade pública passa a ser restabelecida no dia de hoje. Fui acusado, injustamente, por um blogueiro bolsonarista de ser associado ao crime. Logo eu, que sempre me dediquei a ser um profissional íntegro e idôneo. Que a justiça seja feita!", escreveu o coronel.

Na sentença, a juíza leiga Renata Miranda relembrou que Gabriel Monteiro questionou a presença do coronel em um evento no Complexo da Maré, insinuando que a participação de Ibis na palestra comprovaria seu envolvimento com facções criminosas. Ela também ressaltou que a descrição do conteúdo no YouTube se resumia a questionar como o "Coronel Íbis Pereira ingressava nas favelas cariocas sozinho e incrivelmente nada acontecia com ele".

"O réu faz a mencionada indagação polêmica, que é reforçada por ele durante todo o vídeo, que tem duração de cerca de 9 (nove) minutos. Ocorre que, o caso acabou ganhando repercussão na mídia, possivelmente pela forma simplista e despreocupada como o réu tratou de um assunto tão sério, tirando suas próprias conclusões infundadas, eis que não respaldadas em nenhum fato concreto ou prova", relatou a juíza.

De acordo com a sentença, o vídeo produzido não possuia conteúdo jornalístico, mas sim eventuais abusos cometidos com o objetivo de difamar a imagem do autor.

"O dever de verdade inerente às atividades da mídia digital não permite a publicação de conteúdo difamatório, sobretudo em canal do Youtube com grande visibilidade.

Quanto teor do vídeo em si, basta uma simples análise do diálogo travado entre as partes para que se perceba que o conteúdo informativo do material produzido é escasso, senão nulo. O réu se limita a fazer insinuações levianas e ofensiva baseadas tão somente no convite aceito pelo autor para participar de uma palestra no Complexo da Maré, que nem chegou a ser realizada.

A liberdade de expressão não pode prevalecer sobre os direitos individuais", concluiu parte da decisão.

Pelo Twitter, o PSOL também emitiu uma nota sobre o caso.

"JUSTIÇA SENDO FEITA! Blogueiro e ex-PM bolsonarista foi condenado a pagar uma indenização de 40 salários mínimos ao coronel @IbisPereira2 por acusá-lo de ter 'envolvimento com o tráfico'. Obviamente é mais uma mentira bolsonarista. Não mancharão a reputação do Coronel Íbis!", publicou o partido.

A reportagem do Portal Eu, Rio! procurou o vereador Gabriel Monteiro para obter seu posicionamento sobre o assunto. Contudo, até o fechamento desta matéria, não obteve nenhuma resposta. O espaço continua aberto.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.