Com gol de Paquetá e um a menos desde o começo do segundo tempo, o Brasil venceu o Chile por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, e avançou para a semifinal da Copa América de 2021. Após a expulsão de Gabriel Jesus, a seleção chilena pressionou bastante, mas o Brasil conseguiu segurar muito bem. Agora a seleção brasileira vai enfrentar o Peru, na segunda-feira (5), para chegar em mais uma final.
O Chile começou pressionando bastante, dificultando a saída brasileira. O primeiro chute saiu aos 9 minutos, quando Vargas tentou de longe, mas Ederson defendeu sem problemas. O Canarinho respondeu após contra-ataque que Richarlison puxou, passou pelo marcador e finalizou no gol para defesa de Bravo. Aos 21 minutos, Neymar fez bela jogada e cruzou para Firmino, que não conseguiu concluir bem.
A seleção chilena chegou mais uma vez com Vargas passando por Thiago Silva e chutando para boa defesa de Ederson. Danilo tentou bater forte de fora da área, mas mandou para fora. Aos 36 minutos, Gabriel Jesus tabelou com Firmino, que chutou para Neymar bater para fora com desvio. Pouco depois, Gabriel Jesus recebeu de Neymar, para bater, mas Bravo defendeu mais uma.
Logo na volta do intervalo, Paquetá tabelou lindamente com Neymar e chutou para abrir o placar da seleção. No entanto, dois minutos depois, Gabriel Jesus levantou muito a perna e acertou o rosto do adversário, levando o cartão vermelho. Aos 7 minutos, Aránguiz cobrou falta que passou perto da baliza. Aos 16 minutos, Vargas aproveitou ótimo passe depois de cruzamento na área, mas Pulgar, que ajeitou, estava em posição irregular. O VAR confirmou o impedimento.
Neymar tentou sozinho, passou por dois para bater e Claudio Bravo defender mais uma. Mais um cruzamento na área e Brereton cabeceou no travessão, quase deixando tudo empatado. Depois, Neymar mais uma vez fez fila e tocou para Danilo arriscar de fora para defesa do goleiro. Aos 32, após sobra na entrada da área, Meneses concluiu, mas Ederson mandou para escanteio. A pressão chilena seguiu até o fim, mas o Brasil saiu com a vitória e passou para a semifinal.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 0 CHILE
Local: Estádio: Nilton Santos
Gol: Lucas Paquetá, 1/2T (1-0)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartão amarelo: Ederson (BRA), Sierralta, Palacios e Vidal (CHI)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus (BRA)
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão, 46/2T); Casemiro, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Richarlison (Everton, 45/2T) e Roberto Firmino (Lucas Paquetá, intervalo). Técnico: Tite
CHILE: Bravo; Medel, Sierralta e Vegas (Palacios, 18/2T); Isla, Pulgar, Vidal, Aránguiz (Valencia, 42/2T) e Mena; Sánchez (Brereton, intervalo) e Vargas. Técnico: Martín Lasarte