TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Musicoterapia Junina no Hospital Espanhol de Salvador

Celebração incluiu sanfoneiro, casamento na roça e a humanização necessária a qualquer unidade de saúde

Por Portal Eu, Rio! em 03/07/2021 às 17:53:15

Fotos: Assessoria de Imprensa/Hospital Espanhol de Salvador.

Os profissionais da saúde se caracterizaram com adereços descartáveis, enfeitando máscaras e toucas. A equipe da musicoterapia percorreu os leitos das enfermarias, levando música junina, tocada ao vivo, e embalando o forró dos corpos cansados da luta contra a Covid-19. O clima de humanização é característico no Hospital Espanhol (HE) de Salvador, que realiza ações frequentes para cuidar das emoções à flor-da-pele.

No período das festas de São João, não poderia ser diferente. Muitos pacientes internados são do interior da Bahia e chegam à Unidade pelo Sistema de Regulação. Foi pensando nessas pessoas, no segundo ano sem a celebração, que as ações juninas foram realizadas.

Mas São João sem música não tem a mesma energia. Implantada em maio de 2020, quando tinha apenas um mês desde que o hospital foi reaberto para atender aos pacientes com covid-19, a ala de musicoterapia se tornou um suporte emocional para pacientes e profissionais, amenizando a angústia e o cansaço.

Anadeti Ribeiro Matos, 72 anos, está internada na Enfermaria do HE, desde o dia 16 de junho. Baiana, adora brincar o São João, se mudou para São Paulo há muitos anos. Desde então, visita o Nordeste nessa época sempre que possível. Mas, neste ano, foi levada a um dos leitos do hospital após contrair a covid-19.

"Estamos vivendo um momento muito triste. Cheio de mortes no mundo. Parece que as pessoas perderam o amor pelo outro e por si próprias. Não se cuidam como deveriam. Eu peço a todos que não saiam, não aglomerem. Façam suas festinhas em casa, só com a família. Porque eu não desejo a ninguém passar esta falta de ar que eu estou passando aqui, em pleno São João”, foi o recado dela, usando máscara enfeitada de beijo, sentada em seu leito, por trás da armação simulando uma Barraca do Beijo.


A música alivia a tristeza do isolamento

“Os pacientes estão em isolamento, longe de seus familiares. A doença gera extrema ansiedade, então nós não medimos esforços para ofertar amor, carinho e alegria, tentando amenizar as coisas ruins que a pandemia nos traz. Mesmo sem festa, aglomeração, é motivo para a gente promover um pouco de leveza no ambiente hospitalar, trazendo lembranças positivas das festas juninas”, comentou Claudiana Pereira, Coordenadora das Enfermarias e fã de São João.

Depois do forró itinerante, chegou o momento de os profissionais de saúde se revezarem para aproveitar o momento junino, sem comprometer a assistência aos pacientes. Na parte externa, a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) tocava clássicos do repertório junino. Teve até casamento na roça entre o "Sr. Saúde" e a "Sra. Bahia", realizado por uma freira improvisada pela psicóloga Jaqueline Amorim.

Enquanto ocorria a comemoração pelo casório, a maior alegria de um hospital chegou para a festa: três pacientes tiveram alta e deixaram a Unidade, passando pela gratidão de um túnel humano formado pelas equipes de saúde.

Josina Pereira dos Santos, 63 anos, também baiana e natural de Rio Real, saiu do HE para passar o São João em casa, depois de uma semana internada.

"Muito obrigada! Muito obrigada a Deus e a vocês que me ajudaram a vencer esta luta, sempre me dando tanto carinho e força", disse, ao sair de cadeira-de-rodas.

Antônio Fernando Santos Filho, 42 anos, de Itinga, também recebeu alta para curtir os festejos juninos em casa. Ele passou por tratamento ao longo de seis dias na Enfermaria do HE.


Alta, aniversário e São João

A celebração tripla ficou por conta de Ladilson João de Oliveira, que completou 51 anos em 23/6, véspera do Dia de São João. Seu presente foi voltar para casa, em Cícero Dantas, a 320km de Salvador, após uma semana internado.

Quem o aguardava na Recepção do HE, emocionado e animado com a Banda da GCM, era o gêmeo, Ladson José, que foi buscá-lo para celebrarem a saúde, o aniversário, o São João... a vida!

A Banda da GCM tocou o "Parabéns pra Você", em ritmo de forró, assim que o paciente surgiu na recepção, ainda na cadeira-de-rodas.

“É uma benção de Deus eu estar indo para casa hoje! Só tenho a agradecer com o coração maravilhosamente cheio de alegria. A Enfermaria deste hospital é ótima, me trataram tão bem que eu me curei. Muito obrigado, mesmo!”, agradeceu o aniversariante, 3.195o paciente a ter alta da covid-19 no Hospital Espanhol.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Hospital Espanhol de Salvador

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.