Embora a Prefeitura de Mesquita tenha divulgado, no último sábado (3), que não haja carência de professores na rede pública municipal, para justificar demissões ocorridas este ano, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe) – Núcleo Mesquita, afirma o contrário. A entidade ressalta que faltam professores nas escolas públicas municipais e que a prefeitura mentiu.
O departamento jurídico do Sepe divulgou a seguinte nota:
1 - Até o momento não há qualquer decisão judicial da qual tenha sido intimada esta entidade sindical no sentido de referendar as demissões dos professores ou a instauração dos processos disciplinares;
2 - Ao contrário do veiculado, existe carência de professores na rede sim e a Prefeitura vem promovendo processos seletivos para contratação de docentes, sem concurso público, conforme se verifica nos diários oficiais abaixo;
3 - Assim, o comunicado da Prefeitura Municipal de Mesquita não condiz com a realidade dos fatos.
No Diário Oficial do dia 28 de junho passado, foi publicada a contratação de seis professores, que passaram por um processo seletivo simplificado, ou seja, sem concurso público, para trabalharem por tempo determinado. Eles trabalharão em unidades de educação infantil.
Procurada pela reportagem, a prefeitura não se manifestou até o momento. O espaço continua aberto.
No Diário Oficial de ontem, segunda-feira (5), ela prorrogou por mais 60 dias os trabalhos da Comissão Especial, para analisar os processos administrativos contra quatro servidores, além de criada uma nova comissão para analisá-los.