TOPO - PRINCIPAL 1190X148

UFRJ reúne elenco plural para debater Futuros Possíveis no II Festival do Conhecimento

Pesquisadores da pandemia, como Roberto Medronho e Leda Castilho, dividem as telas com Aylton Krenak, Carmen Lúcia e Teresa Cristina

Por Portal Eu, Rio! em 06/07/2021 às 15:39:58

Pesquisas da UFRJ incluem o desenvolvimento de vacinas, como a que a Coppe e a Microbiologia estudam contra a Covid-19. Foto: Ascom UFRJ

De 12 a 16 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. Entre os temas que compõem o evento estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid.


"É uma honra realizar mais uma edição do Festival do Conhecimento - que agora faz parte do calendário da UFRJ - em meio a um aparente negacionismo epidêmico. Essa casa centenária de ciência vem se reinventando e sendo resposta às perguntas de nosso tempo e dos tempos que ainda virão” – afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho. “A UFRJ é esse local para aproximar sociedade e pensamento científico para que possamos, juntos, projetar esses futuros possíveis" – completa.

“Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum, inovação cidadã para enfrentar as crises de saúde, humanitária, política, econômica e ambiental no tempo iminente” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Convidados especiais

Participam das mesas virtuais, professores e pesquisadores da UFRJ como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger (Fiocruz) e o líder indígena Ailton Krenak se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

Os cinco dias de programação englobam rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Estão confirmados nomes como o do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, e da ministra do STF, Cármen Lúcia.

O evento terá ainda a presença do escritor Daniel Munduruku, da cantora Margareth Menezes, do pastor Henrique Vieira e do deputado federal Alessandro Molon. A cantora Teresa Cristina se apresenta no encerramento do festival.

“Além da troca com essas figuras, o festival proporciona o encontro e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conecta a universidade com a cidade e integra nossa comunidade universitária de quase cem mil pessoas - estudantes, professores, técnicos, terceirizados - com o grande público. Afinal, essa é a função da extensão: compartilhar ciência, cultura e pesquisas de ponta que produzem impacto social direto” – completa Bentes.

Inscrições abertas para o público

Ao todo, o Festival do Conhecimento terá mais de 500 mesas, sendo 50 delas com nomes muito conhecidos do público brasileiro, nas ciências, artes, política, justiça, movimentos sociais, mídia e outras áreas. A expectativa da organização é atingir a marca de 30 mil participantes em salas totalmente virtuais, com programação divulgada nos próximos dias

As inscrições para ouvintes continuam abertas. Quem se inscrever nesta modalidade receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis

Quando? De 12 a 16 de julho

Onde?
Youtube da Extensão: https://bit.ly/pr5ufrj
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj

Como se inscrever?
Para se inscrever como ouvinte, acesse:
https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento/
Inscrições abertas até 11 de julho

Evento online e gratuito


Ouça no Podcast Eu, Rio! a pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes e a cantora Teresa Cristina, sobre o II Festival do Conhecimento.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Universidade Federal do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.