TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Espetáculo reúne teatro de animação, música e literatura para crianças e jovens

Além da encenação da obra de Valter Hugo Mãe, evento online e gratuito traz palestras, debates e oficinas

Por Portal Eu, Rio! em 08/07/2021 às 11:54:21

Imagem: Reprodução/YouTube.

Com texto para atores e bonecos de José Mauro Brant, estreou no Rio de Janeiro, no último domingo (4), o espetáculo infanto-juvenil "O Paraíso Mais Belo do Mundo", inspirado na obra de Valter Hugo Mãe. A peça, que fica em cartaz até o dia 1 de agosto, está disponível no canal do YouTube da Biblioteca Paraíso, também com uma versão traduzida para Libras. Além da encenação, o evento inclui uma série de oficinas, palestras, debates e lives, todas com temas ligados à promoção de leitura e bibliotecas. As atividades serão online e gratuitas mediante inscrições.

Atualmente, um dos nomes mais destacados na literatura de língua portuguesa, Valter Hugo Mãe, português, nascido em Angola, tem conquistado uma legião de leitores apaixonados. Apesar de já ter declarado em um posfácio que não sabe escrever para crianças, entre os seus maiores sucessos editoriais estão "O Paraíso são os outros" e "As mais belas coisas do mundo", ambos narrados por crianças e amados por leitores de todas as idades. O projeto reúne esses dois contos num espetáculo de teatro, transpondo para a cena as inestimáveis lições de vida dessas duas obras-primas, pela primeira vez encenadas para crianças.

A encenação, também dirigida por Brant, utiliza técnicas de manipulação direta misturando bonecos e atores para evocar os mais de dez personagens dos contos de Mãe. Para materializar essa ideia, o diretor conta com um elenco de 4 atores-manipuladores e com o trabalho do artista plástico Bruno Dante, que cria bonecos em dimensões humanas que, misturados aos atores, dão o tom da encenação. O cenário de Natália Lana cria a biblioteca, toda construída com módulos de papelão, além de dois livros gigantes de onde surgem os personagens e oferecem outros planos para a ação. A música original de Tibor Fittel traz encanto e musicalidade à encenação. Completam a equipe os figurinos de Carol Lobato e a luz do premiado Paulo Cesar Medeiros. "Trazemos um projeto potente, que pode ser usufruído por qualquer plateia. Basta ter coração para ouvir as descobertas das crianças criadas por Valter Hugo Mãe, nos fazendo refletir sobre o mundo que queremos deixar para elas", analisa José Mauro Brant.

O espetáculo

Convidado para realizar uma peça na data em que se completou um ano da tragédia de Brumadinho, o autor e diretor José Mauro Brant ficou estimulado com o desafio: criar um espetáculo especialmente para o público infantil, com mensagens de esperança e superação a ser realizado em vários locais de diferentes distritos da cidade de Brumadinho, ressignificando espaços marcados pela tragédia. Assim nasceu “O Paraíso Mais Belo do Mundo”, a partir da obra de Valter Hugo Mãe. Graças à reunião de um grupo de artistas que, de forma voluntária, tornou possível a realização dessa primeira etapa. Foram seis apresentações gratuitas na cidade e cerca de dois mil presentes ao todo. "As mensagens de superação e esperança do espetáculo se tornam ainda mais potentes no momento pós-pandemia. Temas como relação com os mais velhos, a superação da morte, o amor pelo conhecimento, pela ciência, pelos livros e, principalmente, a valorização da família colocando o 'outro' como o 'Paraíso' sonhado por Valter Hugo, fazem de 'O Paraíso Mais Belo do Mundo' o espetáculo certo, na hora certa", reflete.

Capa de uma das obras que inspirou o espetáculo. Imagem: Divulgação.

Programação gratuita:

Próximas atividades:

14 de julho - OFICINA 2 – A BIBLIOTECA AFETIVA - "Formando e transformando bibliotecas" – 18h

A noção de acervo e as infinitas possibilidades criativas de organizar e dinamizar bibliotecas. A oficina trabalha o conceito de biblioteca e estimula a facilitação do seu acesso por meio de soluções criativas e sedutoras, visando estimular os leitores de todas as idades na sua relação com os livros e a leitura.

21 de julho - OFICINA 3 – A BIBLIOTECA VIRTUAL - "Leitura e Hiperleitura no Mundo Digital" – 18h

Partindo da experiência de cada um com o mundo digital e com a leitura, a proposta é entender os novos suportes que a evolução tecnológica apresenta e assim desconstruir mitos e medos do mundo digital.

28 de julho - OFICINA 4 – A BIBLIOTECA VIAJANTE - "Oralidade e jogo cênico na animação de acervos" – 18h

O que são práticas leitoras? Como estimular no outro o desejo do livro? O conceito de animação de leitura. O acervo viajante, o que levar na mala? Oralidade e joga cênico nas práticas leitoras com a intenção de promover o livro e a leitura.

LIVE DE ENCERRAMENTO

31 de julho - Mesa - Visões criativas sobre o espaço de Ler - "Experiências – Brasil/Portugal" - 16h às 18h.

Nessa atividade de encerramento, os cinco especialistas do projeto debatem iniciativas criativas no espaço da biblioteca e políticas de promoção de leitura com convidados do Brasil e de Portugal. Também participarão representantes da SEC e do SESC Rio de Janeiro.

Informações e inscrições para as oficinas pelo e-mail: [email protected]

Ao final do evento, os registros de todas as atividades ficarão online, disponíveis no Canal da "Biblioteca Paraíso".

Fonte: Target Assessoria de Comunicação

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.