Amanhã, sexta (9), a partir das 10h, o Museu do Amanhã será o cenário para o lançamento de duas importantes campanhas para promoção de direitos LGBTI+ e combate ao preconceito: Zero Discriminação e Eu Respeito - ambas resultado do trabalho realizado em 2020 pelas ONGs Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI e Aliança Nacional LGBTI+.
O evento terá transmissão pelas redes sociais da prefeitura e do Grupo Arco-Íris e apresentará as publicações “Painel da Violência Contra a População LGBTI+ Rio” e o “Mapeamento de Políticas Públicas LGBTI+ no estado do Rio de Janeiro”, produzidos pelas organizações. O evento tem apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e do Museu do Amanhã.
De acordo com levantamento realizado pelas ongs, a maior parte das violências relatadas nos registros acontecem em ambientes privados (50,7%) e por pessoas conhecidas (60%). Correlacionando as duas variáveis, violências na residência, por pessoas de vizinhança, relação doméstica e parentesco e afinidade somam 35% do total de violência contra LGBTI levantados nos dados já expostos.