O Brasil será representado por 13 judocas. A equipe conta com sete homens e seis mulheres, sendo sete estreantes no total, o que aponta para uma renovação no judô brasileiro.
Invictas na América do Sul, as atletas da Seleção feminina de rugby seven foram convocadas pelo técnico Will Broderick e a equipe segue para o Japão com 12 jogadoras selecionadas e outras duas atletas reservas. Em 19 campeonatos realizados na América do Sul, as brasileiras conquistaram 18 vezes. Deixaram de participar em um dos torneios.
As meninas embarcaram para Tóquio nesta quinta-feira (8) em companhia dos judocas, já conhecendo os horários dos jogos. Mas isso sem antes promoverem uma manifestação contra o uso de um símbolo Tupi, como emblema no peito e relacionado com a equipe masculina. A ex-atleta Beatriz Futuro liderou o protesto para alteração do uniforme das jogadoras, e pediram para adotar como símbolo a imagem da índia Yara.
No final de maio, o pedido foi aceito. A Yara passou a ser a imagem e mascote do uniforme das jogadoras. Agora, as Yaras guerreiras do rugby feminino estreiam contra o Canadá, no dia 28, às 21h30 (de Brasília). Em seguida, enfrentam a seleção francesa no dia 29, às 5 h, e Fiji, ainda no dia 29 em território brasileiro, às 21 h.
Fonte: COB