As eleições para governador ocorrerão apenas em outubro de 2022, mas as conversas políticas em torno de candidaturas já começaram. Quatro dias depois de ser lançado pré-candidato ao governo do estado, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) almoçou esta sexta-feira (9) com o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) e do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), no Palácio da Cidade, no Rio. No cardápio, a análise da conjuntura política, as possibilidades de aliança e acordos com vistas ao primeiro e segundo turnos.
“Ainda pouco almoço-trabalho com amigos Eduardo Paes, Axel Grael e Felipe Santa Cruz sobre a reconstrução do estado do Rio de Janeiro. É fundamental vencer o negacionismo e a incompetência. Precisamos fazer um Rio forte, seguro, democrático, sustentável e com qualidade de vida para todos”, declarou Rodrigo sobre o encontro. Ele deseja fazer aliança com Santa Cruz na sucessão estadual.
O presidente da OAB nada falou sobre o almoço em suas redes sociais, ao contrário de Neves, que postou foto dos quatro. Segundo a assessoria de Santa Cruz, em reunião do diretório regional do PSD, em 26 de maio passado, Paes manifestou interesse em lançar o dirigente da OAB na sucessão estadual em 2022. Santa Cruz deixa a presidência da OAB em 31 de janeiro de 2022. Ele foi convidado pelo prefeito carioca para ingressar na legenda, mas ainda não o fez.
Na reunião do PSD, Paes admitiu a possibilidade de apoiar a reeleição do governador Cláudio Castro. A reportagem tentou contato com a assessoria de Castro, mas não recebeu resposta até o momento. Entre os aliados dele no PSD está o deputado estadual Felipe Peixoto, adversário político de Neves e que disputou a Prefeitura de Niterói nas eleições de 2012, 2016 e 2020.