TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Dia Nacional do Surdo terá programação especial no Rio nesta quarta

Deficientes auditivos fazem palestras na OAB e aplitativo especial em Libras será lançado

Por Gabriel Gontijo em 25/09/2018 às 17:30:54

Imagem do aplicativo que será usado pela Guarda Municipal para auxiliar surdos (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio preparou uma programação especial para o Dia Nacional do Surdo, que acontece nesta quarta-feira (26). Dentre as atrações, uma será a apresentação do aplicativo gratuito Hand Talk Tradutor para Libras. A ferramenta, que será usada por guardas municipais em telefones de trabalho, faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando a comunicação com pessoas surdas.

Já a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) promove a segunda edição do seminário Setembro Azul, movimento mundial criado para comemorar as lutas dos surdos. Com o tema “Cidadania e Surdez”, o evento acontece no mesmo dia, das 9 às 17 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), na Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro. O evento terá palestras e outras atividades conduzidas por deficientes auditivos, com tradução simultânea de integrantes da Central Carioca de Intérpretes de Libras, um dos serviços  gratuitos oferecidos pela SUBPD.

Riscos de segurança

A surdez é uma das deficiências que mais oferece riscos em casos de segurança pública. Por não ouvir, um surdo acaba não cumprindo a orientação de um agente, com grandes riscos de até acontecer um acidente. Com o aplicativo, os guardas sem domínio de Libras vão ampliar a assistência às demandas desses deficientes.

Ações nas ruas

Entre as ações voltadas a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Guarda Municipal do Rio regulamentou em 2017 o Manual de Tratamento e Abordagem a Pessoas com Deficiência, que passou a integrar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos normativos com orientações para auxiliar as equipes nas ruas em tomadas de decisão que exigem pró-atividade e conhecimento da legislação. A GM atua diariamente em toda a cidade na fiscalização do correto uso de vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência, tanto em vias públicas como em estabelecimentos privados de uso coletivo, como shoppings.   

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.