O Flamengo derrotou o Defensa y Justicia por 4 a 1 no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira (21), no Mané Garrincha, em Brasília. Rodrigo Caio, Arrascaeta e Vitinho foram os autores dos gols rubro-negros, e Raúl Loaiza fez o único da equipe argentina. O placar agregado ficou em de 5 a 1 para os donos da casa.
A vitória foi construída com méritos para as substituições bem-sucedidas de Renato Portaluppi, que deram mais fôlego ao Flamengo na segunda metade da etapa final e ajudaram a decretar a vitória. Com o resultado, a equipe carioca avança para as quartas de final e aguarda a definição de seu adversário na partida de amanhã, entre Internacional e Olímpia. Na última edição do Campeonato Brasileiro, Fla e Inter chegaram à última rodada em condições de levantar a taça, que foi para a Gávea e selou o octacampeonato nacional rubro-negro.
Primeiro tempo
O Flamengo foi melhor desde o início da partida. Logo aos oito minutos, Éverton Ribeiro cobrou escanteio e Rodrigo Caio acertou uma cabeçada forte, sem chances para Unsain. E o time continuou na pressão. Após troca de passes entre Ribeiro e Gabigol, aos 15', a bola chegou em Bruno Henrique, que chutou e acertou a trave.
Mesmo com dois gols de vantagem no agregado, a equipe carioca acertou a trave mais uma vez, após cobrança de falta de Arrascaeta.
A equipe argentina parecia estar dormindo em campo. Não tinha forças para atacar, nem criar jogadas em direção ao gol defendido por Diego Alves. No setor defensivo, estava desatenta e não conseguia parar a velocidade de Bruno Henrique no lado esquerdo. Tanto que ele sofreu duas faltas, que penduraram Frías e Paredes com o cartão amarelo.
Até que, aos 39', em um erro da defesa do Flamengo, o Defensa y Justicia chegou ao empate. Na saída de bola, Diego Ribas recuou para Alves. Quando tentou passar a bola, a redonda desviou em Loaiza e parou dentro do gol.
O Rubro-Negro encerrou a primeira etapa com 71% de posse de bola, além de ter chutado o dobro de vezes. Detalhe: não cometeu falta, um dos principais aspectos positivos dos cariocas.
Segundo tempo
Mas, após a troca de campo, o Flamengo tomou dois cartões amarelos em 11 minutos e ficou nítido que os jogadores estavam mais nervosos. Em um momento que o time não estava bem, Renato Gaúcho colocou Michael no lugar de Éverton Ribeiro, mudança que fez grande diferença no ritmo de seus comandados.
Aos 20', após cruzamento de Filipe Luís, a bola chegou em Michael, que chutou de primeira e acertou o travessão. Na sobra, Arrascaeta pulou mais alto do que o adversário para cabecear. Flamengo na frente, novamente.
Outra substituição que deu certo foi a entrada de Vitinho, no lugar de Bruno Henrique. Após pressão na saída de bola, Arrascaeta passou para o atacante dominar e fazer o terceiro, de perna esquerda, aos 37'.
Nos acréscimos, aos 49', Vitinho teve tempo para anotar mais um. Gabigol tocou para o companheiro de ataque finalizar e marcar seu segundo na partida. O quarto do Flamengo, que encerrou o duelo com 64% de posse de bola.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4 X 1 DEFENSA Y JUSTICIA
Local: Mané Garrincha (Brasília)
Data: 21 de julho de 2021
Horário: 21h30 (Brasília)
GOLS: Rodrigo Caio (08 min, 1°T); Raúl Loaiza (39 min, 1°T); Arrascaeta (20 min, 2°T); Vitinho (37 min, 2°T); Vitinho (49 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Frías; Gabigol; Paredes; Éverton Ribeiro; Diego Ribas; Arão.
Árbitro: Roberto Tobar
Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Sebastian Vela (COL)
VAR: Cristian Garay (CHI)
FLAMENGO: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Arão, Diego, Everton Ribeiro (Michael), Arrascaeta, Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.
DEFENSA Y JUSTICIA: Ezequiel Unsain; Matías Rodríguez, Paredes, Adonis Frías, Tomás Cardona e Alexis Soto; Tomás Escalante (Merentiel), Raúl Loaiza (Rivero), Carlos Rotondi (Lucas Barrios); Walter Bou e Contreras (Tripichio). Técnico: Sebastián Beccacece.