Na semifinal da categoria até 66kg do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro Daniel Cargnin encarou o japonês Hifumi Abe e foi derrotado por ippon com 1min35s de combate para o fim. Com isso, o brasileiro conquistou a medalha de bronze.
Cargnin se impôs e começou bem na luta, com boas chances de aplicar golpes importantes. Apesar disso, ele acabou surpreendido pelo atleta local e sofreu o ippon, quando foi derrubado de costas no chão.
Apesar de não ter a presença de torcida na Arena Nippon Budokan por causa das medidas de segurança contra o corinavírus, o clima estava quente. Muitos voluntários japoneses aproveitaram para sentar na arquibancada e torcer por Abe.
Daniel Cargnin agora enfrenta o israelense Baruch Shmailov, derrotado nas quartas de final e classificado para a disputa do terceiro lugar na repescagem.
Na final, o japonês Hifumi Abe encara o georgiano Vazha Margvelashvili, que derrotou An Baul, da Coreia do Sul, na outra semifinal.
Durante o torneio, o brasileiro de 23 anos havia superado Mohamed Abdelaal, do Egito, na primeira luta, Daniel Vieira, da Moldávia, nas oitavas de final, e o italiano Manuel Lombardi, número 1 do mundo, nas quartas de final.